Adolescentes e crianças
O Juizado de Infância e Juventude divulgou as recomendações para a participação de menores no carnaval, aos pais ou responsáveis:
I – Cuidar para que todas as crianças e adolescentes participantes portem crachá de identificação, plastificado, pendurado ao pescoço, por cordão. O crachá pode ser substituído por pulseiras que contenham a identificação (nome, endereço, telefone);
II – Cuidar para que nenhuma criança (0 a 11 anos) seja conduzida em carro alegórico desacompanhada;
III – No caso de desfile de crianças e adolescentes em carro alegórico, cuidar para que o mesmo ofereça segurança e que a criança ou o adolescente seja conduzido protegido por guarda-corpo;
As crianças e os adolescentes deverão estar apoiados no piso do carro, plataforma, sentados ou em pé, não devendo ser conduzidos em quaisquer posições que ofereçam risco a sua segurança física. Também não deverão participar em carros alegóricos que utilizem efeitos especiais que possam ocasionar qualquer tipo de risco à sua integridade. Tampouco devem desfilar em carros alegóricos que traduzam mensagens negativas a sua integridade, apologia ao crime ou contravenção, tais como violência física, psíquica ou sexual, substâncias tóxicas e que causem dependência.
IV – Cuidar para que não haja utilização de quaisquer objetos ou adereços de fantasias capazes de oferecer riscos à integridade física dos participantes;
V – Cuidar para que não haja música que exalte a violência, o erotismo ou a pornografia, ou faça apologia a produto que possa causar dependência física ou psíquica;
VI – As crianças não deverão ser posicionadas próximas a carros alegóricos imediatamente antes ou depois dos mesmos;
VII – Crianças e adolescentes não deverão empurrar carros alegóricos. Somente maiores de 18 anos poderão empurrar, dirigir ou conduzir estes carros;
VIII – PROTEÇÃO AOS IDOSOS: Os idosos devem ser tratados com dignidade e respeito, não sendo expostos a atitudes vexatórias ou constrangedoras, indignas de sua condição. Também deverão ser tomadas medidas protetivas para os idosos que desfilarem em carros alegóricos, devendo os mesmos serem posicionados em local seguro, protegidos por guarda-corpo;
IX – CUIDADOS NA CONCENTRAÇÃO E DISPERSÃO: Durante a concentração e dispersão das escolas de samba deverão ser observados todos os procedimentos de segurança quanto ao trato de crianças, adolescentes e idosos, cuidando-se para que sejam evitados abusos e possíveis lesões.
TELEFONES ÚTEIS - Foi disponibilizada uma lista de telefones úteis durante as festividades:
Conselho Tutelar: 2543-6200
Comissariado de Justiça da Infância, Juventude e do Idoso: 2524-2185 e 2524-2186
Corpo de Bombeiros: 193 e 2522-9479
151ª Delegacia de Polícia: 2522-5716
Ministério Público: 2533-1200
Polícia Militar: 190
Disque Denúncia MP: 127
Xaropinho
Após três anos, o bloco de embalo Unidos do Xaropinho está de volta e aproveita para homenagear Jodir Rodrigues de Souza, o Dirinho. Sócio da SEF desde 1970 e casado com Maria Auxiliadora Berbert, a Dorinha, Dirinho é conhecido por seu bom humor, seus pilequinhos e, é claro, seu grande coração. A letra do samba não poderia deixar de ser uma grande brincadeira, feita com bastante carinho, com o querido Dirinho.
“A Volta do Xaropinho:
Homenagem a Dirinho”
Compositores: Rogério Sancho e Carlos Eduardo Brasil Neves (Edu)
Gira o relógio do tempo
Que faz sonhar
E traz de volta o “Xaropinho”
Pra galera delirar
De Azul e Branco faz a homenagem
A esse grande amigão
Festeiro, companheiro
Um mestre com o copo na mão
Ele bebe sem parar
Brindô-virô é a sua paixão (Bis)
Seus dedinhos, seus dedinhos
Se saúdam e se vão
E o pior
Quando bebe se transforma
“Dorinha” não se conforma
Com tanta baixaria
Rebola e joga beijinho
Pra todo mundo que ele vê
Só faz isso quando bebe
Mas não para de beber
Vem pra brincar, fazer sorrir
Está de volta o “Xaropinho” (refrão)
Vem pra divertir
Homenageando o “Dirinho”
SESC
O Sesc, na intenção de preparar os foliões para o ritmo intenso do carnaval, preparou uma série de oficinas e exibições de filmes com temas ligados ao samba e ao carnaval. A programação começa neste sábado, a partir das 15h, com a oficina Samba no pé, em que passos básicos do samba de salão e de rua serão ensinados pelos professores Francisco Rondon e Ricardo Rocha. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2533-2849. Não há limite de vagas e a oficina é aberta a adultos e crianças, a partir dos 6 anos.
Também neste sábado, 14, e no dia 20, a partir das 14h, haverá oficina de máscaras de carnaval, com o objetivo de criar máscaras diversas em gesso. A inscrição pode ser feita pelo telefone 2533-3595.
No dia 21, a partir das 14h, serão exibidos os curta-metragens Polêmica e Com que roupa?, ambos sobre o sambista e criador de sambas antológicos como Conversa de Botequim, Noel Rosa.
Rastafare
O último ensaio do Blocão do Rastafare também acontece neste domingo, 15, das 15h às 17h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Corte
Neste sábado, 14, acontece na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), a partir das 19h, a eleição da corte do carnaval, quando serão escolhidos Rei Momo, Rainha do Carnaval e princesas.
Técnico
O ensaio técnico dos blocos de enredo e escolas de samba acontece neste domingo, na Avenida Alberto Braune, a partir das 18h.
Deixe o seu comentário