A VOZ DA SERRA, o diário de Nova Friburgo, agora digital

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
A VOZ DA SERRA, o diário de Nova Friburgo, agora digital
A VOZ DA SERRA, o diário de Nova Friburgo, agora digital

Para conhecer ou relembrar fatos marcantes da rica e diversificada história de Nova Friburgo já não é mais preciso recorrer ao antigo acervo dos jornais do município arquivados no Pró Memória da Secretaria Municipal de Cultura ou às bibliotecas. Basta agora acessar a internet. O site do Centro de Documentação D. João VI/Pró Memória de Nova Friburgo (www.djoaovi. com.br) já exibe em versão digital todas as edições de A VOZ DA SERRA durante o seu primeiro ano de circulação (1945). São cerca de 30 edições com pelo menos 158 páginas que foram digitalizadas pelo Pró Memória num trabalho minucioso, inovador e inédito. Mas não é só isso. Todas as notícias publicadas pelo jornal nos 63 anos posteriores até hoje em mais de 500 mil páginas das suas quase 7,4 mil edições serão digitalizados e disponibilizados oportunamente no site.

Os internautas têm ainda ao alcance um sistema diferenciado de busca pelos principais acontecimentos que ajudaram a escrever a história do município até aqui. Para pesquisar determinado assunto ou notícia, basta digitar uma referência no item a ser pesquisado e o sistema informará automaticamente a relação completa das edições do jornal nas quais constam informações sobre o assunto desejado. Ao selecionar a edição a ser pesquisada o internauta será informado também sobre em qual página está a reportagem procurada. Ao chegar na página a ser pesquisada, o texto procurado será selecionado com uma tarja verde. Aí é só usar o recurso de ampliação (zoom) e ler os textos com alta resolução. O resultado é fruto de uma tecnologia avançada difundida pela empresa friburguense de informática Syb Projetos.

“Não se tem notícia de algo mais completo no Brasil. É uma inovação no mundo digital e uma ferramenta inesgotável de pesquisa para estudantes, historiadores e curiosos sobre a história de Nova Friburgo”, valoriza o chefe do Pró-Memória de Nova Friburgo, Nelson Bohrer, o Guguti. Ele lembra ainda que atualmente só o jornal The Times, de Londres, possui um sistema semelhante de busca de seu acervo na internet, mas o sistema só seleciona a página onde o assunto a ser pesquisado está, tendo então o internauta que procurar pela notícia como se estivesse com uma edição impressa nas mãos.

Guguti faz questão de acompanhar o passo a passo do empreendimento pioneiro, que começou há pouco mais de cinco meses, com a digitalização das primeiras edições do extinto jornal O Nova Friburgo, que circulou de 1904 a 1962 e já rendeu ao site mais de 50 mil visitas. Além de todo o acervo de A VOZ DA SERRA também serão disponibilizados on-line todos os arquivos dos também extintos jornais locais e regionais A Folha Esportiva, A Paz, A Sentinela, Friburgo Jornal, O Cantagalo, Correio Popular, além dos estaduais O Fluminense e o mais antigo do estado, Jornal do Commercio.

Edições impressas dos jornais serão lacradas definitivamente

O resultado da digitalização dos jornais e a facilidade da busca por temas diversos na internet impressionam. São resultantes da tecnologia, mas a transformação de tudo o que foi escrito, muitas vezes de forma tipográfica, grafando-se letra por letra dos textos em versão on-line requer um trabalho de total minuciosidade. Guguti conta que os acervos de papel têm que ser desencadernados e fotografados em laboratório, página por página, através do avançado programa de computador Fine Reader 9.0, que lê todas as reportagens, garantindo a identificação futura de temas diversos. Após a digitalização os jornais impressos são lacrados e arquivados definitivamente em pastas plásticas no Pró-Memória, sem qualquer novo acesso para manuseio.

A intenção do Pró-Memória de Nova Friburgo é digitalizar pelo menos 70% dos acervos dos jornais locais nos próximos três anos. “Minha intenção é que esse trabalho nunca morra”, diz Guguti, emocionado ao acessar on-line a primeira edição de A VOZ DA SERRA. Ele conta que jamais seria possível para os fundadores do periódico com maior tempo de circulação (Américo Ventura Filho, José Côrtes Coutinho, Dante Laginestra, Juvenal Marques, Juvenal Marques Filho, Carlos Rotay, Odílio Quintaes, Carlos Cortes, José Ferreira e Messias de Moraes Teixeira) imaginar que, após 64 anos ininterruptos, A VOZ DA SERRA continuasse a dar manchetes diárias de interesse da sociedade friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade