A Universidade Candido Mendes (Ucam) e A VOZ DA SERRA promovem a entrega do Prêmio Talento Cidadão, no dia 16, às 19h, no auditório da Ucam. Além de alunos do curso de comunicação social, que tiveram seus trabalhos destacados nos dois últimos semestres, a noite será de homenagem ao radialista Pedro Osmar, da Nova Friburgo AM, que receberá o Prêmio Talento Cidadão 2010. Ainda na quinta-feira será aberta a exposição Dê Afeto, com peças publicitárias criadas pelos alunos para incentivar o trabalho voluntário. O evento é aberto ao público.
O projeto Talento Cidadão é uma iniciativa do curso de comunicação social da Universidade Candido Mendes e foi lançado em outubro do ano passado, quando o diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura, foi homenageado com a premiação. Hoje, numa parceria entre a Ucam e A VOZ DA SERRA, o projeto objetiva dar maior visibilidade aos cursos e seus alunos, e agregar valor aos trabalhos de cidadania e responsabilidade social, já que são realizados no campus Nova Friburgo da Candido Mendes.
Entre os vários trabalhos realizados por alunos de jornalismo e de publicidade destacam-se as campanhas de doação de agasalhos, economia de energia e concurso de prevenção a acidentes de trânsito entre os jovens. Neste ano, os alunos da disciplina eletiva Práticas Multimídias desenvolveram a questão do trabalho voluntário, para incentivar a doação de afeto. O resultado é a exposição Dê afeto, cujas peças ficarão expostas no hall de entrada do prédio II do campus Vilage.
A coordenadora do curso de comunicação social da Ucam, jornalista Liliane Souzella, que comandou a equipe multimídia na produção da campanha, explica que a criatividade dos alunos é estimulada através de trabalhos que possam fazer o bem às pessoas e despertar nelas o sentimento de solidariedade e maior noção de cidadania. “Ano passado trabalhamos com questões materiais, foram várias produções impressas e fizemos o Showriso APAExonante, um show de rock no Teatro Municipal, com bandas formadas pelos próprios alunos, cuja renda foi revertida para a Apae. Neste ano o desafio foi maior, e o resultado gratificante. A ideia original para a campanha era incentivar as pessoas a participar de trabalhos voluntários em escolas, creches, hospitais, orfanatos e asilos. Na verdade, Dê afeto quer fazer uma reflexão, para que todos nós pensemos no próximo com mais carinho, com mais atenção. É muito fácil fazer doações materiais. Nós precisamos é não ter medo de dar amor a quem precisa. O mote da campanha foi este”, explicou Liliane.
PREMIAÇÃO
Além do radialista Pedro Osmar, principal homenageado da noite, que há mais de 40 anos realiza um trabalho em defesa da cidadania, os alunos de comunicação social que mais se destacaram nos dois últimos semestres serão lembrados na cerimônia. São eles: Carla Dayane, Elismar Braga, Jhonata Figueira e Lucas Pinheiro, responsáveis pela apresentação e locução da Rádio Livre Candido Mendes – que vai ao ar às sextas-feiras, às 14h20, na Nova Friburgo AM; Felipe Melo, diretor do site Arquibancada Brasil, um dos principais idealizadores do Ciclo de Palestras Arquibancada Acadêmica, realizado no primeiro semestre deste ano; Bernardo Pinaud e Vinícius Stael, atrações do ShowRiso APAExonante; Danilo Silveira, que criou a logomarca comemorativa dos 50 anos da Cáritas Diocesana; e a ex-aluna Daniele Asth, recém-formada, que sempre teve uma atuação destacada nos programas de TV da universidade.
Deixe o seu comentário