A turística Polinésia Francesa

Por Mário de Moraes
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
A turística Polinésia Francesa
A turística Polinésia Francesa

É sempre bom, para aqueles que pouco ou nada conhecem de outras regiões do planeta, tomarem conhecimento, como neste caso, da Polinésia Francesa.

Ela é um território da Polinésia que depende da França, com o estatuto de coletividade ultramarina, no Oceano Pacífico Sul. Encontra-se a aproximadamente 600 quilômetros a leste da Austrália, sendo um dos mais vastos territórios do Pacífico, com 4.167 km2. A Polinésia Francesa é formada por cinco arquipélagos: o das Marquesas, o de Tuamotu, o de Gambier, o das Austrais e o da Sociedade (dividido em dois grupos, o das Ilhas de Barlavento e o das Ilhas de Sotavento), além de algumas pequenas ilhas.

Os territórios mais próximos são Quiribati, a noroeste, a colônia inglesa de Pitcaim, a leste, e o território neozelandês das Ilhas Cook, a oeste.

Sua principal fonte de renda é o turismo, que abrange cerca de 20% do seu PIB, ao lado das exportações, já que a Polinésia é uma grande produtora de pérolas.

O idioma oficial é o francês, seguido do taitiano; a capital da Polinésia Francesa é Papeete, que também é sua maior cidade. Território ultramarino francês, sua população, segundo o censo de 2004, é formada por 266.339 habitantes. A moeda circulante é o franco.

As ilhas da Polinésia são divididas em comunas, que formam os arquipélagos das Ilhas Marquesas, o das Ilhas de Barlavento (arquipélago da Sociedade), o das ilhas de Tuamotu e Gambier, o das Ilhas Austrais e o das ilhas de Sotavento (arquipélago da Sociedade).

A ilha de Clipperton pertence à Polinésia Francesa, mas não está administrativamente ligada a nenhuma comuna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade