A RJ142 está liberada parcialmente ao trafego no Km 41

terça-feira, 28 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), após ter liberado para tráfego exclusivo de veículos leves, no feriado de Tiradentes, meia pista do trecho próximo ao km 41, entre Casemiro de Abreu e Lumiar, da rodovia RJ-142, a Estrada Serramar, informa que, desde quarta-feira, dia 22 de abril, o tráfego está liberado apenas três vezes durante o dia, como vinha ocorrendo.

A pista entre Casemiro de Abreu e Lumiar está disponível aos motoristas, nos dois sentidos, no período compreendido entre 6h e 7h, das 12h às 13h e entre as 18h e 19h. Informa também, que o trecho inicial desta rodovia está liberado integralmente, dia e noite, da localidade de Mury a Lumiar e São Pedro da Serra.

Veículos pesados em deslocamento da região serrana para a região litorânea devem utilizar a RJ-116 como opção de tráfego. Já para quem retorna de Casimiro de Abreu para a região metropolitana do Rio de Janeiro, a alternativa é trafegar pela BR-101.

O trânsito de ônibus e caminhões está terminantemente proibido em toda a extensão da RJ-142 e, na ocorrência de chuvas fortes no trecho entre Lumiar e Casemiro de Abreu, pode ocasionar seu fechamento temporariamente.

Equipes de controle de tráfego estão trabalhando em período integral e há dois painéis luminosos para informar aos motoristas sobre as condições de segurança de momento na via. O primeiro painel está localizado no inicio da RJ-142, na localidade de Mury e o segundo na cidade de Casemiro de Abreu.

O DER-RJ continua com um efetivo de 40 homens e diversos equipamentos para intensificar os serviços de retirada da gigantesca quantidade de terra e pedras que deslizaram no km 41, próximo a localidade de Cascata.

A expectativa é que a liberação total do transito na RJ-142, no Km 41, aconteça no curto prazo, caso as equipes de trabalho continuem com condições climáticas ideais de trabalho.

Uma nova avaliação do desmoronamento gerou a necessidade de um projeto amplo de contensão de encostas, drenagens e reestruturações da pista, um investimento na ordem de R$ 35 milhões.

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