A paz volta ao parque com a Polícia Florestal

terça-feira, 21 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
A paz volta ao parque com a Polícia Florestal
A paz volta ao parque com a Polícia Florestal

Polícia Florestal completa 30 dias

no Parque Municipal Juarez Frotté

Eloir Perdigão

O Parque Municipal Juarez Frotté funciona onde antigamente se localizava o Camping Clube, no bairro Cascatinha. O local, após a desativação do camping, permaneceu abandonado por mais de uma década. E, já com o parque em funcionamento, um policial foi assassinado. Estes dois aspectos negativos contribuíram muito para que friburguenses e turistas desistissem de frequentar o local. Porém, há 30 dias, a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) se instalou no parque, criando ali um posto de policiamento florestal e de meio ambiente. A sede do batalhão fica em Columbadê, no município de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, e é responsável por todo o policiamento florestal do estado. Tem cinco companhias: primeira – sede (Região Metropolitana); segunda – Nova Friburgo (regiões Serrana e dos Lagos); terceira – Campos dos Goytacazes (Norte); quarta – Angra dos Reis (Costa Verde); e quinta – Aperibé (Noroeste).

A 2ª Companhia do BPFMA se transferiu do meio da serra, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, onde funcionou precariamente durante muitos anos. No Parque Municipal Juarez Frotté as condições de trabalho são bem mais favoráveis. A transferência foi possível graças à Prefeitura de Nova Friburgo, através do secretário de Ordem Urbana, Hudson Miranda (ex-comandante geral da Polícia Militar), com apoio de empresas e instituições da cidade. A instituição é comandada pelo capitão André de Holanda Cavalcante e tem cinco postos: o primeiro funciona na sede, em Nova Friburgo; o segundo, em Duas Barras; terceiro, em Praia Seca, Araruama; quarto, Barra de São João, Casimiro de Abreu; e quinto, em Santa Maria Madalena.

RESTAURAÇÃO DA ORDEM NO PARQUE – A chegada do posto de policiamento florestal – com policiais militares que trabalham também com a questão da segurança pública – colaborou sobremaneira para devolver a paz e a tranquilidade não somente ao parque, como também a todo o bairro Cascatinha e adjacências. A presença dos policiais tem inibido qualquer tipo de ilícitos. Logo após a chegada da companhia, um revólver calibre 32 foi apreendido pelos policiais com dois menores, que foram ao parque com o intuito de fazer uso de drogas, já que os ilícitos no local era uma prática comum anteriormente.

A ação dos policias no parque municipal já se reflete atualmente, pois famílias inteiras têm sido vistas novamente curtindo as belezas do local. No feriadão da Independência, a frequência já foi considerada grande e as pessoas se sentiram bem à vontade, justamente porque todos estavam seguros novamente, devido à presença de uma força armada.

Os policiais florestais não interferem na parte administrativa do parque municipal, que está a cargo da Prefeitura, responsável pela administração, manutenção e também a ordem, através da Guarda Municipal. As pessoas têm entrada franca no parque, de quinta-feira a domingo. Dispõem de áreas de lazer, sanitários, podem se divertir à vontade, tomar banho de rio, jogar bola, entre outros passatempos. Está sendo aguardada grande afluência de público no verão.

ÁREA DE ATUAÇÃO DA COMPANHIA – Todo o município de Nova Friburgo integra a área de atuação da 2ª Companhia do BPFMA e municípios das regiões Centro-Norte, Noroeste e dos Lagos, incluindo Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Silva Jardim, juntamente com a Reserva de Poço das Antas.

A 2ª Companhia do BPFMA tem certa deficiência para atender a toda esta área. Porém o governo do estado está para enviar mais policiais e viaturas, oriundos de um convênio, que inclusive já foram entregues a alguns batalhões da PM do interior. Até a própria mudança da companhia para Nova Friburgo deve implicar maior atenção do comando do batalhão florestal.

As maiores ocorrências registradas pela companhia na Região Serrana é de desmatamentos, queimada e extração mineral, e na Região dos Lagos, pesca predatória e também extração mineral. A atuação dos policiais florestais é mais voltada para a questão criminal. Quando há um incêndio fazem o levantamento do local e é feita a ocorrência na delegacia mais próxima, cabendo, então, à Polícia Civil, a investigação sobre o ocorrido. No caso de flagrante delito, os policias florestais prendem os acusados e também os encaminha à delegacia mais próxima.

TELEFONE 24 HORAS E PLANOS - O telefone da 2ª Companhia do BPFMA é (22) 2522-2367 e está à disposição de todos que queiram fazer denúncias e informações sobre agressões ao meio ambiente, principalmente desmatamentos, bem como caça e proteção aos animais e pássaros em geral. Funciona 24 horas.

De acordo com o capitão Holanda, vários projetos estão para serem desenvolvidos na sede da companhia, no parque municipal, em convênio com a Prefeitura de Nova Friburgo, dentro do que o prefeito Heródoto Bento de Mello tem apregoado, quando se refere a Nova Friburgo como cidade-parque. A educação ambiental é uma dos principais objetivos, com maior ênfase nos estudantes. Trabalho, aliás, que já está sendo feito. A direção das escolas pode fazer o contato com a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade