A Nova Friburgo do século 19 na visão de Janaína Botelho

quinta-feira, 19 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Os alunos dos cursos técnicos e de graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do município terão a oportunidade de saber como era o comportamento social dos friburguenses no final do século 19 e conhecer um pouco mais da história de Nova Friburgo numa palestra da pesquisadora e professora da Universidade Candido Mendes, Janaína Botelho. Ela ministrará uma aula magna hoje, a partir das 18h30 na Casa da Cultura (antigo fórum da Praça Getúlio Vargas) que também será aberta ao público.

A palestra será baseada no livro de autoria de Janaína, O cotidiano de Nova Friburgo no final do século XIX: Práticas e representação social, lançado ano passado e que até chegou a causar polêmica por questionar algumas distorções históricas da fundação e estruturação de Nova Friburgo. A obra é fruto de uma dissertação de mestrado da professora, elaborada a partir de uma análise do comportamento da sociedade daquela época através de notícias de jornais.

No livro, Janaína Botelho revela ainda a forte influência dos imigrantes portugueses e italianos na virada do século, lembrando a belle époque de Nova Friburgo. O livro de Janaína, que é também bacharel em ciências jurídicas, especialista e mestre em história teve sua primeira edição esgotada e a segunda tiragem já chegou às livrarias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade