Uma noite de arte e beleza relembrando a história do Brasil e do mundo. Esta foi a comemoração dos 30 anos de atividades do grupo Silvama Gym/Inec, realizada sábado, 19, no ginásio Paulo Cesar Marra de Moraes (Pauloca), do Nova Friburgo Country Clube. Superlotado, com desportistas, pais, parentes, amigos dos ginastas e diversas autoridades, o ginásio do Country Clube foi pequeno para o grande evento que homenageou também as dezenas de apoiadores da equipe de ginástica mais premiada do Estado do Rio de Janeiro.
A professora Silvana Schwartz Noel, coordenadora da equipe, mesclou coreografias tradicionais e conhecidas do público a tudo aquilo que foi apresentado recentemente no Campeonato Mundial de Ginástica Geral, realizado na Suíça. Importante também foi a oportunidade concedida à Banda do Colégio Nossa Senhora das Mercês, sob a regência do maestro Jorge Siqueira—uma das bandas mais premiadas do Estado do Rio de Janeiro, a campeoníssima corporação executou músicas que levantaram o público. O Grupo de Capoeira Abadá fez uma boa apresentação e a cantora friburguense Mariana Duarte emocionou a todos com sua bela voz, interpretando páginas do cancioneiro nacional e internacional.
Outro ponto alto da festa foram as coreografias: “Parintins”, que arrancou aplausos do público, “Caravela”, coreografia que homenageou a colonização suíça em Nova Friburgo e que repetiu o sucesso do mundial, levando algumas pessoas às lágrimas. O ginasta Eder Silva, com seus solos individuais, também foi outro motivo de emoção.
Ex-alunos do grupo Silvana Gym, o casal Saulo Cordovil e Alessandra Curi apresentou a coreografia “Volare”. Outro sucesso da noite foi a coreografia Vitória Régia, que conta a lenda da maior lili aquática do mundo, cujas folhas atingem até dois metros de diâmetro. Aliás, foi a única coreografia brasileira a participar da noite de gala do mundial da Suíça, dentre 20 outros países. Em seguida foi a vez de “Pekoá Amazonas”, que narra a lenda das índias guerreiras, uma aldeia só de mulheres que em época de lua cheia participavam do acasalamento.
A noite terminou com ginastas, professores convidados participando do lançamento do samba “Silvana Gym/Inec” de autoria da compositora Lucia Helena, outra figura tradicional da nossa cidade.
Deixe o seu comentário