Nova Friburgo é detentora do fabuloso crédito capital da moda íntima no Brasil. Por esta razão, a cidade respira e transpira moda íntima. São inúmeras empresas do ramo de confecção que descobriram um vasto potencial econômico, e cada qual com a sua especialidade.
E para apresentar como é de fato o processo produtivo de uma peça íntima, o fotógrafo Alex Sandro Santos embarcou num ensaio registrando em preto e branco alguns detalhes bem interessantes deste mundo. Intitulada “Feito por mãos brasileiras”, na exposição Alex presta uma singela homenagem aos inúmeros trabalhadores que alavancam a economia e contribuem para que o polo de lingerie de Nova Friburgo se destaque por sua qualidade e competência produtiva em todo o Brasil.
Alex, que é fotógrafo-jornalista e colaborador de A VOZ DA SERRA, já teve por diversas vezes imagens de sua autoria ilustrando capas de periódicos de ecologia, como o Fórum Século 21 e Eco Lumiar—ambos de Nova Friburgo. Para a nova exposição, ele fez os registros na própria confecção que dirige com a esposa, a Elas. Ele conta que a câmera fotográfica está sempre por perto enquanto costura ou desenvolve outra função em sua confecção. “É inevitável, quando a gente passa a conhecer mais sobre iluminação e sobre a fotografia em si, tudo que vê pode se tornar uma bela imagem. Basta compreender a luz, buscar enquadramentos arrojados e saber o momento certo de fazer o click”, diz Alex Sandro.
Esta é sua primeira exposição com fotos em preto em branco. Produzidas com uma câmera digital bem simples e passando por edição bem minuciosa, as fotos só não ganharam espaço físico para serem exibidas por falta de tempo para de Alex para se dedicar à tarefa. Daí ele recorreu ao universo virtual, tornando viável, inclusive, para os amigos mais distantes do fotógrafo, que podem visitar a apresentação sem nem precisar sair de casa. “Esse trabalho torna-se também um bom portfólio para que os editores de jornais e revistas possam conferir minha produção com maior facilidade e sem perder muito tempo”, diz Alex Sandro.
Para quem curte a arte de olhar, basta acessar o website www.alexsandrofotos.blogspot.com.
Deixe o seu comentário