A mais que perfeita sintonia de Beth Goulart com Clarice Lispector neste fim de semana, no Municipal

quinta-feira, 05 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A atriz não teve dificuldades para interpretar ‘Simplesmente Eu’: identificação total com saudosa autora que, de acordo com a crítica, revolucionou a literatura brasileira

A incessante busca de uma mulher pelo entendimento do amor, de seu universo, dúvidas e contradições ambientam o premiado espetáculo já visto por mais de 60 mil pessoas em todo o país, Simplesmente Eu, Clarice Lispector, interpretado pela atriz Beth Goulart e que será apresentado pela primeira vez em Nova Friburgo, nesta sexta, 6, e sábado, 7, às 20h, no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro. A peça, com supervisão de Amir Haddad, destaca ainda a simbiose entre a famosa autora de contos, a ucraniana Clarice Lispector, falecida há 32 anos no Rio de Janeiro, que sempre chamou a atenção da crítica por exacerbar em suas obras os conflitos na busca de si mesma, ‘revolucionando a literatura ao questionar o indizível’.

Em Simplesmente Eu, Beth Goulart dá vida e promove muitas reflexões aos questionamentos de Clarice sobre a vida e a morte, a criação do mundo, Deus, cotidiano, palavras, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento ao encarnar a personagem Joana. Todo o texto é extraído de depoimentos, entrevistas, correspondências e trechos de algumas obras de Clarice Lispector, como Perto do Coração Selvagem, Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres e também os contos Amor e Perdoando Deus.

O espetáculo é o primeiro de uma série de atrações que o Municipal irá receber graças a uma parceria firmada recentemente entre a Prefeitura e o Serviço Social da Indústria (Sesi), garantindo apresentações em Nova Friburgo de grandes espetáculos comuns até então ao eixo Rio-São Paulo a preços populares. Simplesmente Eu, por exemplo, terá ingressos a R$ 15 e R$ 7,50 (meia entrada para estudantes, idosos, servidores municipais e associados do Sesi) a venda antecipadamente somente na SCA Móveis, Globo Discos de Olaria, Louback Ambiente e loja Select do posto Gran Center. A classificação etária é 12 ANOS, mas menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. A lotação do teatro é 600 espectadores.

Simplesmente Eu, Clarice Lispector, que teve estreia nacional em Brasília e é detentor de dois prêmios Shell de melhor atriz para Beth Goulart no ano passado e prêmio APTR (Associação de Produtores do Rio de Janeiro) 2010, já vem causando grande expectativa no público friburguense, principalmente por conta da interpretação de Beth Goulart que admite ter se identificado imediatamente com a personagem Joana ante a total admiração que possui por Clarice Lispector.

“O que me levou a esse projeto foi o mistério do espelho, a vontade de trazer mais luz sobre esta mulher que redimensionou a linguagem, usando a escrita como uma revelação, buscando o som do silêncio ou a fotografia do perfume. ‘A arte é o vazio que a gente entendeu’, já dizia Clarice”, valoriza Beth Goulart, que conta na produção com o figurino de Beth Filipeck; trilha sonora de Alfredo Sertã, inspirada em Eric Satie, Arvo Part, Debussy e Lalo Schifrin; iluminação de Maneco Quinderê: cenário de Ronald Teixeira e Leobruno Gama; programação visual de João Gabriel e direção de produção de Pierina Moraes. 12 ANOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade