A madrinha dos Correios se despede

segunda-feira, 01 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Após 64 anos de atividades nos Correios, em agências de Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro e Nova Friburgo, onde muito se dedicou na agência central da Praça Getúlio Vargas por 31 anos, 25 deles na gerência geral, Maria da Conceição de Oliveira, 80 anos, se afastou da empresa na última quarta-feira, 27. Mesmo aposentada desde 1979, um ano após ter sido transferida para Nova Friburgo, ela continuou atuando na empresa. A despedida foi marcada pela emoção, com uma homenagem surpresa preparada pelos funcionários e o atual gerente, Antônio Carlos dos Santos, ao fim do expediente, com direito à inauguração de uma sala de reuniões na agência central batizada com o nome da matriarca da agência central.

Na ocasião também foram homenageados com entrega de presentes, coquetel e até bolo e flores, outros dois funcionários que se afastaram da empresa: José Roberto Marques Porto, após 47 anos de serviços, e João Batista Fonseca Leite, que se dedicou à empresa por 34 anos seguidos. José Roberto, inclusive, foi reverenciado por ter tido um procedimento interno da rotina de trabalho reconhecido pela administração dos Correios em Brasília, que decidiu adotar a prática como norma em todo o país. Já João Batista foi lembrado por seu empenho na gerência dos Correios na vizinha cidade de Bom Jardim.

Conceição, emocionada com a homenagem especial dos colegas de trabalho, lembrou momentos marcantes de sua carreira de destaque na empresa, como sua chegada a Nova Friburgo. “Apaixonei-me de imediato por esta cidade que adoro e muito admiro. A receptividade do povo, dos funcionários e clientes me encantou”, disse a gerente que, segundo os funcionários, deixará muitas saudades.

Conceição, na verdade, já está acostumada com reverências: em 1985 ela recebeu o título de cidadania friburguense ofertado pela Câmara dos Vereadores e em 1998 a medalha de mérito profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ciente de que por enquanto não conseguirá se desligar por completo da empresa onde passou grande parte da vida e com a qual mantém vínculo afetivo, Conceição, que reside numa casa na própria agência, pretende morar em breve com uma de suas filhas em Rio das Ostras, mas avisa que sempre estará em Nova Friburgo para rever seus muitos amigos e os eternos filhos, referindo-se à turma dos Correios.

Na homenagem especial Conceição relembrou sua entrada nos Correios, em 23 de abril de 1945, como atendente (caixa) na agência central de Belo Horizonte e depois como chefe dos carteiros naquela cidade. Depois de se casar em Minas Gerais ela chefiou outras cinco agências na capital mineira e em seguida foi transferida para o Rio de Janeiro onde comandou as agências Copacabana, Nações Unidas e Praia de Botafogo, até que em março de 1978 foi transferida para Nova Friburgo, a fim de assumir o comando da agência central da Praça Getúlio Vargas. Nos últimos anos Conceição chegou a assumir a gerência regional no Centro-Norte do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade