Durante décadas, o ensino fornecido pelas instituições de ensino brasileiras centrou-se, predominantemente, em perspectivas puramente mecanicistas, tecnicistas e tradicionais (SANTOS, 2002). Com isso, as práticas pedagógicas concediam primazia ao uso exclusivo dos livros didáticos. Excluia-se, assim, uma gama de recursos didáticos e de múltiplas linguagens. Consoante Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008), nos anos 80, tem início uma série de estudos de inúmeros campos de investigação, tais como, das Ciências da Educação (Pedagogia), das Ciências da Linguagem (Linguística), das Ciências Psicológicas (Psicologia, Psicologia Cognitiva e Psicolinguística), da Filosofia e da Sociologia. Tendo como pano de fundo esse contexto paradigmático, eclode uma nova concepção de ensino sociointeracionista, que prima por uma nova perspectiva de aprendizagem, focando, sobretudo, na produção de sentido (KOCH & ELIAS, 2006) e elaboração de significados/significação. Destaca-se, sobretudo, o fato de surgir uma série de mudanças didáticas nos processos de ensino e de aprendizagem, buscando, assim, romper com práticas tradicionais de escolarização, conforme evidencia Albuquerque (2006).
Uma dessas mudanças diz respeito a inserção de múltiplas linguagens nos processos de ensino e de aprendizagem. Isto é, novos recursos didáticos e novos suportes de texto, que subdisiam práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas. É nesse cenário que se fala em Linguagens Alternativas. Esse conceito levantado por Gomes & Nascimento Neto (2009) refere-se às múltiplas formas de expor um conteúdo, a partir de diversos suportes textuais, como, por exemplo, Charges, Cinema, Histórias em Quadrinhos (HQs), Jogos, Jornais, Redes Sociais (Facebook, MSN, Orkut, E-fórum, etc.), Revistas, Tirinhas etc. (GOMES & NASCIMENTO NETO, 2009). Dentre os quais, destaca-se, nesta escrita, a Literatura de Cordel, abordando seus subsídios para novas iniciativas didáticas e pedagógicas, rompendo com padrões tradicionais, rumo a novas formas de construção social do conhecimento.
A Literatura de Cordel pode ser definida enquanto uma poesia de cunho/teor popular, que inicialmente era realizada apenas por intermédio da linguagem oral. Contudo, após alguns anos, ela passou a ser realizada de forma escrita, por intermédio da linguagem escrita e da impressão em folhetos (FONSÊCA & FONSÊCA, 2008). Um dos traços marcantes acerca desse tipo de literatura diz respeito aos seus versos escritos a partir da utilização de rimas e, algumas vezes, com ilustrações, que são hoje chamadas de xilogravuras (FONSÊCA & FONSÊCA, 2008). Ao contrário do que muitos pensam, a Literatura de Cordel não é uma criação/produção desvinculada da realidade e das práticas sociais. Em outras palavras, esse tipo de literatura não se limita a histórias fictícias e distanciadas da realidade circundante. Pelo contrário, por intermédio dos seus versos e da sua linguagem, a Literatura de Cordel reflete acerca de diversas temáticas de cunho social, englobando a cultura material e imaterial da espécie humana. Com isso, ela leva para a escola temas de interesse público e extremamente relevantes para a formação dos discentes brasileiros (BENTES, 2004).
É nesse contexto que a Literatura de Cordel leva para o universo escolar novas possibilidades de cunho metodológico relacionadas à Leitura e à Diversidade temático-textual. Dito de outra forma, essa literatura propicia um trabalho inovador, trabalhando a questão da leitura em uma perspectiva de ampliação da visão de mundo, de conscientização, de reflexão e de criticidade. Ao mesmo tempo, promove a inserção da diversidade textual e temática no âmbito educacional. Nesse sentido, a Literatura de Cordel propicia novas didáticas e iniciativas pedagógicas para o ensino, a partir da inserção de múltiplas linguagens nos processos de ensino e de aprendizagem. O que, por conseguinte, ocasiona novos caminhos e horizontes para a construção social do conhecimento do aluno.
Silvio Profirio da Silva
Graduando em Letras pela Universidade
Federal Rural de Pernambuco—UFRPE.
E-mail: silvio_profirio@yahoo.com.br
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