A secretaria municipal de Serviços Públicos iniciou, no último sábado, 03 de julho, uma operação especial e emergencial de melhorias gerais no bairro da Lagoinha. Como havia prometido o secretário José Rezende, em entrevista à imprensa, no início da semana, a intenção é fazer daquele bairro um plano piloto da atuação de sua pasta, com a extensão dos serviços por outras localidades e logradouros da cidade.
Iniciada às 7 horas da manhã, a operação durou todo o dia e mobilizou uma equipe de 32 funcionários (recrutados de turmas de trabalho de diversos outros bairros), realizando limpezas, desobstruções de calçadas e pinturas de muros e equipamentos públicos, a exemplo do alambrado do parquinho infantil, na praça próxima à Escola Municipal Anna Barbosa Moreira, na rua Hormindo Silva. Os trabalhos serão executados ainda durante a semana, estando prevista a conclusão no próximo sábado, 10.
Entusiasmo dos moradores
Um dos principais trabalhos realizados foi a limpeza e retificação da calçada no acesso entre a Lagoinha e o Vale dos Pinheiros, onde uma escada e a servidão de passagem de pedestres vinha representando perigo para os habituais transeuntes. No trecho, foram retirados seis caminhões de entulhos, segundo o encarregado das turmas, Angelo. A irregularidade do piso e a falta de gradis e corrimões – danificados pela queda de uma encosta em 2007 – comprometiam a segurança, principalmente aos usuários dos ônibus. Com a desobstrução, a proposta é refazer a calçada e instalar grade de proteção.
Na tarde de sábado, era visível a satisfação de moradores de diversos pontos do bairro. Desde as primeiras horas da operação, o presidente e o vice da Associação de Moradores da Lagoinha acompanharam os trabalhos e se disseram maravilhados com a iniciativa.
O presidente Luiz Sergio Teixeira (Coca), contou, inclusive, que, juntamente com o vice-presidente, José Antonio Silva (Jaete), organizou um rateio para fornecer refrigerante aos trabalhadores, que contou também com apoio de comerciantes locais.
Também mostrando bastante satisfação com a ação da Prefeitura no bairro, o comerciante Jorge Henrique Rocha da Silva, que há mais de 30 anos tem uma mercearia no local, considerou maravilhosa a iniciativa. “Estão trabalhando para a melhoria do bairro e tudo que possa ser feito para que o nosso lugar fique mais bonito, agradável e arrumado, nos ajudará bastante”, disse Jorge Henrique.
O presidente e o vice da associação de moradores aproveitaram para fazer ainda diversas reivindicações, que vão apresentar durante a semana ao secretário José Rezende, entre as quais destacaram: pinturas e melhorias para a quadra esportiva da sede da entidade comunitária e, principalmente, a pavimentação da Rua José Antonio Teixeira (mais conhecida como Rua Olifas), cujo calçamento do trecho é de apenas 300 metros de extensão, e a diminuição de uma curva, facilitariam o acesso do ônibus ao bairro, sobretudo permitindo servir aos moradores da parte alta.
Mutirões normais continuam
Além desta ação especial, os mutirões regulares que a secretaria vem realizando continuam. De hoje até quinta, 8, o calendário de serviço assinala trabalhos na Região V, que engloba a Vila Nova, Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rua General Osório e Praça do Suspiro, enquanto a região VI (Nova Suíça, Jardim dos Reis e Bela Vista, na estrada velha do Amparo) receberão as turmas de trabalho entre os dias 9 e 16 de julho; de 19 a 26, será a vez da região VII (Ponte da Saudade, Alto Mozer, os parques Dom João VI e Imperial, e Varginha), enquanto entre 27 de julho a 6 de agosto, os locais beneficiados serão Córrego D’antas, Chácara do Paraíso e Duas Pedras.
Deixe o seu comentário