A importância do autocuidado em discussão neste fim de semana

sexta-feira, 26 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Para poder cuidar dos outros é preciso estar bem consigo mesmo. Por isso, os cuidadores de idosos, crianças e pacientes enfermos, profissionais da área de saúde, psicólogos, psiquiatras, terapeutas de família, enfermeiros, assistentes sociais, educadores, professores e lideranças comunitárias e religiosas que atuam em Nova Friburgo e região são convidados a conhecer novas práticas e vivências do autocuidado na primeira edição do Encontro de Integração do Cuidar que acontecerá de hoje, 26 a domingo, 28, no Hotel Crassera, no distrito de Amparo, a pouco mais de dez quilômetros do centro da cidade.

Durante o evento os participantes utilizarão técnicas inspiradas em conceitos da medicina oriental adaptadas a realidade cultural brasileira. Serão demonstradas ainda diversas experiências utilizadas na formação de terapeutas comunitários na filosofia denominada cuidando do cuidador, desenvolvida pelo psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto. O método propõe a escuta, reflexão e partilha das situações vividas que podem proporcionar a identificação de bloqueios e a possibilidade de separá-los a partir de um esforço pessoal. A intenção ainda é libertar os participantes de posturas como fuga, resistências e tendências a culpar o outro pelos seus insucessos fazendo os cuidadores sentirem-se merecedores de viver com saúde e qualidade de vida.

A programação deste fim de semana será a reflexão dos seis pilares da autoestima, o trabalho do estresse e as tensões, o centramento corpo-mente e as preocupações da mente, raiva e perdão e o desbloqueio dos centros energéticos. O Encontro de Integração do Cuidar terá ainda uma segunda etapa entre os próximos dias 4 e 7 de setembro no mesmo local. Os participantes receberão certificado emitido pelo Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária (Mismec). Mais informações no telefone 9829-9830.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade