A importância da água para a saúde

quinta-feira, 21 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
A importância da água para a saúde
A importância da água para a saúde

Quem nunca ouviu falar que beber dois litros de água por dia é o ideal para a saúde? Que o ser humano não vive sem água ou mesmo que esta é a substância mais abundante no corpo?

Indispensável ao nosso bem-estar, a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, atuando em praticamente todas as funções do mesmo como: hidratação e regulação da temperatura corporal, transporte e absorção de nutrientes, desintoxicação e produção dos sucos gástricos, pancreáticos e da bile. 

É o que explica Cynthia Lamblet, graduada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Nutrição Funcional (em andamento) pela UnicSul/VP Consultoria. "A água é o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso, todas as reações bioquímicas internas dependem dela. Está presente no plasma sanguíneo; na pele; nas articulações e nos ossos; nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso e em todas as secreções como o suor, a lágrima e a urina”, disse. 

Contudo, mesmo sabendo da tamanha importância do líquido, muita gente não tem o hábito de beber água ao longo do dia, o que pode comprometer, e muito, a saúde. "A falta da ingestão de água prejudica o sistema natural de desintoxicação e limpeza do corpo; e a retenção de substâncias tóxicas pode ser responsável pelo aparecimento de variados sintomas e problemas de saúde como: pele seca, unhas e cabelos fracos, inchaço, cansaço, irritabilidade, dores de cabeça, problemas digestivos, cistites, formação de cálculos (pedras), alteração da pressão arterial, da circulação e do sistema hormonal”, explica a nutricionista.

Outra questão destacada por Cynthia é a necessidade da hidratação em momentos específicos do dia, como em jejum — para restabelecer os níveis de água no sangue e auxiliar na eliminação das toxinas produzidas no organismo durante o período noturno — e também antes das refeições — para contribuir na menor ingestão de comida e, consequentemente, de calorias. "Mas devemos ficar atentos aos seguintes fatores: não se deve exagerar na quantidade do líquido, a ingestão deve ser de, no máximo, 300ml; a água pode auxiliar, mas nunca se deve trocar uma refeição rica em vitaminas, minerais e fibras pela ingestão exclusiva dela”, completou.

Muita gente tem dúvida também sobre a quantidade ideal de água que deve ser ingerida durante o dia. Apesar de se ouvir dizer que o consumo deve ser de dois litros, a quantidade varia de acordo com o peso de cada indivíduo. Para um adulto, calcula-se uma média de 30ml de água por quilo de peso. Ou seja, a ingestão de água pode variar entre 1,5 a 3 litros por dia. No cálculo, deve-se multiplicar o peso do indivíduo por trinta. Uma pessoa de 70kg, por exemplo, necessita de 2,1 litros de água por dia. 

E para quem acha que é difícil ou mesmo impossível beber "tanta” água em um único dia, o valor médio de dois litros pode ser alcançado através do consumo de frutas, verduras e legumes. Isto porque alguns alimentos são compostos por grandes quantidades de água. São eles: pepino cru (96,8%), alface (95%), chuchu (95%), couve-flor cozida (94,3%), tomate (94%), brócolis cozido (93,9%), abobrinha italiana cozida (93,9%), agrião cru (92,6%), melancia (92%), pimentão cru (91,9%), acerola (90,5%), melão (90%), laranja-pera (89,6%), abacaxi (87%), abóbora cozida (86,4%), kiwi (84%), abacate (83,8%), manga (82,3%), banana (74%) e arroz integral cozido (70%). 

Além de incorporar esses alimentos ricos em água ao cardápio diário, a sugestão da nutricionista Cynthia é não esperar sentir sede. "A sede é o sinal de que o seu corpo já está no limite. Se a pessoa não tem hábito de beber água diariamente, ela deve começar progressivamente. Uma boa dica é ter sempre uma garrafinha de água por perto”, disse.

Mito ou verdade?

Água ajuda a emagrecer.

VERDADE. A água é indispensável no processo de emagrecimento por auxiliar na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo fique equilibrado em relação as suas funções. Outro fator importante é que, às vezes, confundimos fome com sede. Sempre que sentir fome, como por exemplo, no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer e aguarde uns 20 minutinhos. Talvez, com isso, sua fome diminua e você se sinta saciado mais rapidamente.

Beber água durante a refeição atrapalha a digestão.

MITO. Não existe nenhuma evidência científica que confirme isso. Mas não se recomenda a alta ingestão de líquido durante a refeição, pois essa prática pode causar desconforto e mal-estar. Não se deve passar de 200ml por refeição.

Água auxilia no combate à celulite.

VERDADE. A ingestão adequada de água auxilia na microcirculação, facilitando as trocas celulares e, consequentemente, prevenindo o acúmulo de toxinas, que vem a ser uma das causas da inflamação provocada pela celulite. A água também hidrata os tecidos, purificando a pele. Com isso, ela ajuda na drenagem natural dos tecidos.

Tomar água gelada auxilia no maior gasto de calorias.

VERDADE. A ingestão do líquido gelado faz com que o corpo trabalhe para aquecê-lo. Esse processo é conhecido por termogênese. Ele gera aumento de consumo de energia, ou seja, de calorias. No entanto, esse consumo calórico é baixo. Meio litro de água gelada consome apenas 17 calorias.

Dores de cabeça, bem como mau humor, podem ter relação com a falta de água no organismo.

VERDADE. A não ingestão de água no dia a dia pode provocar dores de cabeça e irritabilidade. Náuseas, vômitos, diarreias e febre são outros sintomas que podem aparecer com a desidratação. Só o fato de sentir sede já é um indício de que o organismo está com o estoque de água abaixo do necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | saúde | mitos | dicas
Publicidade