Nelson A. Bohrer (Guguti)
O mais importante componente na organização de uma sociedade, o conceito de identidade tem sido, desde a Grécia Antiga, objeto de estudo de pensadores, em abordagens de diferentes significados científicos. A identidade como elemento capaz de individualizar o ser, assim como as características que o tornam único junto a sua sociedade, permitindo a posse e o conhecimento da sua realidade e, portanto, consciência de si mesmo. Assim, o ser, ou o sujeito, é produto do amor na identificação com os seus semelhantes, seja no meio familiar seja no meio maior em que vive. Não sendo dessa forma pouco ou nada sobra e tudo se desfaz. Essa é a ordem. Ordem ditada pela natureza aos homens e a tudo mais.
Então, a identidade, se imprescindível na relação entre indivíduos, mais imprescindível se torna na relação entre o indivíduo e a estrutura social, construída por ele próprio, para o benefício de todos, como meio para propiciar o melhor convívio entre os da mesma espécie, porque se assim não fosse jamais teríamos sobrevivido após termos descido das árvores. Essa estrutura social se desenvolve ao longo do tempo, estabelecendo valores, compromissos, referências, símbolos, até se identificar através do reconhecimento no meio onde ela se insere. Dessa forma, instituições se ergueram, sociedades se organizaram, e ambas se desenvolveram num pacto mútuo de respeitabilidade.
Ao contrário do pensamento confortável de que tudo cai do céu, ou nasce pronto, o Pró-Memória de Nova Friburgo foi sendo construído ao longo de quase meio século, no trabalho persistente e incansável de Thereza de Albuquerque e Melo. Ao longo desse tempo, o Pró-Memória estabeleceu valores, criou referências, construiu compromissos, transformando-se num símbolo junto à comunidade que o abraçou e o acolheu, concedendo-lhe o respeito necessário.
O Centro de Documentação D. João VI - Pró-Memória de Nova Friburgo representa, portanto, a instituição que nasce do respeito de toda a sociedade friburguense. Uma instituição que, a partir de agora, é dona de uma identidade. Identidade que doravante estará estampada em todo o seu acervo, através de sua logomarca, e não há como ter dúvidas a respeito desse merecimento.
O trabalho que realizamos hoje não consta apenas da digitalização do acervo para exibição na internet. É muito mais do que isso, ainda que proteger milhares de documentos antigos seja urgente e inadiável. Consolidar o Pró-Memória de Nova Friburgo como instituição, atribuir a ela uma identidade e conceder-lhe um espaço digno e justo é tão importante quanto. Nossos parceiros, as empresas cidadãs: A Voz da Serra, SYB Projetos, Energisa, Gigalink, Frifarma, Thurlerflex, Pedrinco, Wermar e Gemini, assim como a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a equipe do Pró-Memória estão empenhadas nessa missão.
Deixe o seu comentário