O programa Hora Técnica, uma realização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, apresenta ao vivo nesta quarta, 15, às 21h, o tema "Vale a pena esse tempo lembrar: a Aeanf homenageia Nova Friburgo”, em comemoração ao aniversário da cidade.
Debaterão o assunto o pesquisador Nelson Augusto Bohrer, um dos idealizadores da Fundação D. João VI, e o arquiteto Eduardo de Vries, vice-presidente da associação. A intermediação será do jornalista Paulo Carvalho.
Amanhã, dia 16, Nova Friburgo estará completando 195 anos. A história da colônia criada por Dom João VI para receber 100 famílias suíças precisa ser mais conhecida, divulgada e deve ser motivo de orgulho para todos os friburguenses. "Ter conhecimento de nosso passado é fundamental para que possamos continuar construindo a sua história. E, para isso, um acervo documental significativo é da mais alta importância. Fruto do trabalho de poucos abnegados, Nova Friburgo possui um vasto acervo documental desde sua fundação, em 1818. Este material de inegável valor histórico permite que saibamos e nos orgulhemos de alguns detalhes de nossa história.”
No programa será apresentada a planta da cidade em 1838 e ainda seu mapa de 1864, quando fazia divisa com municípios que hoje não mais existem, como Pharaíba e Santo Antônio de Sá. Também será mostrado o interior da primeira padaria, ainda nos tempos da colônia de suíços.
E ainda imagens desconhecidas que permitem viajar pelo tempo, num retorno aos primeiros dias de Nova Friburgo. Para os telespectadores, será como um pequeno passeio pela cidade encantadora dos anos 50, proporcionado pela câmera de José Gonçalves Bertão, um dos personagens mais queridos de Nova Friburgo, o Teté, que testemunhou com suas lentes a construção do prédio do Clube de Xadrez.
Para participar, ligue para 2519-2003 e faça sua pergunta ao historiador Nelson Augusto Bohrer, ou Guguti, como é conhecido por todos, que digitaliza documentos e imagens, além de arquivar e catalogar todo material que consegue resgatar. Um trabalho da maior importância para o município e seus cidadãos.
Deixe o seu comentário