A força dos jornais diários do interior é tema de congresso no Distrito Federal

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Aproximadamente 300 diretores e editores de pelo menos 230 jornais diários do interior brasileiro ou com circulação de no mínimo quatro edições semanais em 18 estados participaram nas últimas terça e quartas-feiras, 6 e 7, em Brasília, do primeiro Congresso dos Diários do Interior do Brasil. O evento reuniu autoridades, entre elas a ministra das Comunicações, Helena Chagas. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, destacou o papel da imprensa do interior na descentralização da informação durante o congresso que reuniu demais palestrantes num amplo debate sobre os novos rumos da mídia impressa no interior ante a modernidade e os constantes avanços no setor. Entre diversos representantes de jornais do interior fluminense, participaram o diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura, e Wanderley Perez, de “O Diário”, de Teresópolis, e da Baixada Litorânea fluminense, Oscar Pires, do jornal “O Debate”, de Macaé.

O evento realizado no centro de convenções do Hotel Royal Tullip serviu ainda para mostrar a força dos diários do interior que interagem facilmente com seu público-alvo com alcance aproximado de 20 milhões de leitores. No congresso os diretores e editores debateram também o poder da união da imprensa que pode ser maior que os veículos das grandes cidades. Concluiu-se que toda essa visibilidade pode ser aumentada com ações editoriais conjuntas. No congresso discutiu-se ainda a possibilidade de liberação de subsídios para os órgãos de imprensa aumentarem a competitividade, assim como a promoção do desenvolvimento, a sensibilização do governo federal sobre a importância de regionalização da mídia, o fortalecimento do setor e a busca pelo aprimoramento, interação e atualização dos jornais.

Durante os dois dias de debates, os diretores e editores de jornais diários do interior puderam fortalecer a identidade nacional de seus veículos e discutiram ainda o lançamento de um pacote de ações editoriais com destaque para temas de política, economia e prestação de serviços. Também abordou-se nos dois dias de discussão a criação de uma coluna nacional para publicação em todos os diários com o objetivo de gerar pautas de reportagens a partir da cobertura dos compromissos oficiais dos políticos com base nos estados onde os jornais circulam. Como artifício de fortalecimento da rede, propôs-se a publicação de entrevistas quinzenais com personalidades de interesse político e institucional nos jornais diários do interior participantes do congresso.

Além dos debates, houve ainda palestras da ministra Helena Chagas sobre o tema “Perspectivas da Regionalização” e do presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto d’Avila, sobre “A notícia regional no apoio à saúde pública e ao médico”. O diretor executivo da Associação dos Diários do Interior (ADI Brasil), Adriano da Fonseca Kalil Escada, discutiu “A integração editorial muito além do conteúdo compartilhado”. Já o jornalista Carlos Chagas, que tem colunas sobre política em diversos jornais impressos no país e faz comentários no telejornal SBT Brasil, fez a palestra “Conversando com os leitores do interior do Brasil”.

Ao diretor executivo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), jornalista Ricardo Pedreira, coube debater o tema “O jornal na web”. O circuito de discussões contou ainda com as palestras “Circulação: a prova da excelência do conteúdo”, com o presidente do Instituto Verificador de Circulação (IVC), Flávio Rezende, e “A Caixa e os diários do interior: parceria para melhor qualidade de vida”, com o presidente da Caixa Econômica Federal, José Fontes Hereda. Além da Caixa, o congresso teve o patrocínio do Banco do Brasil, Correios e Petrobras e o apoio da Associação dos Jornais e Revistas do Interior (Adjori), ADI Brasil e governo federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade