A festa é sua

quinta-feira, 07 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Um senhor festival. Passados dez anos da primeira edição do Festival Sesc Rio de Inverno, acredito que possamos chamá-lo assim, sem medo de errar. Nosso festival é, hoje, o maior acontecimento cultural do estado do Rio de Janeiro. Os números não nos deixam mentir: em uma década, cerca de mil atrações culturais agregaram um público de um milhão de pessoas, entre turistas e moradores de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Um público que, entra ano, sai ano, tem à sua disposição o que há de melhor em termos de produção cultural no país.

Nossa proposta não é ingênua. Sabemos que a cultura é um importante agente formador de cidadãos. Sem acesso à cultura não há cidadania possível, simples assim. Outra faceta indissociável da produção cultural atualmente é sua importância estratégica na alavancagem da economia. Tente imaginar cidades como Paris ou Nova York sem sua característica de polos difusores de cultura: pouco restaria no imaginário coletivo para se caracterizar estas metrópoles. Nestes lugares, cultura não é só atração turística. É, antes de tudo, um poderoso agente gerador de receita e desenvolvimento social.

Nós, organizadores do Festival Sesc Rio de Inverno, estamos atentos a essas questões. Já não nos basta gerar dois mil empregos indiretos: buscamos aprofundar a marca do evento na economia das cidades formando parcerias com o comércio e restaurantes da região. Através de um projeto realizado em parceria com a Fecomércio-RJ, incentivamos ações como a parceria com a CVC para a venda de pacotes turísticos e a criação de pratos comemorativos do festival nos restaurantes. Chegamos a este festival com a adesão de 180 estabelecimentos comerciais e mais de 50 restaurantes nas três cidades. Números que, certamente, vão se multiplicar no ano que vem e nos seguintes. Num momento em que a Serra se recupera dos estragos causados pelas chuvas de março, a notícia não poderia mais auspiciosa.

No entanto, nada disso seria possível se não tivéssemos como base uma programação sólida e de excelência. Em todas as áreas de atuação, os espetáculos que sobem a Serra vêm com selos de aprovação dificílimos de serem obtidos: o do espectador e o da crítica especializada. Por onde quer que tenham passado, peças de teatro como “Conversando com mamãe”, apresentações de dança como “Rizoma” ou shows como os de Soraia Ravenle e Mart’nália deixaram saudades. E não há selo de aprovação mais poderoso e indiscutível que a saudade.

Por tudo isso, convidamos vocês a abraçarem o Festival Sesc Rio de Inverno. Ele está nos teatros, nas quadras esportivas, nas ruas, nas praças. Queremos fazer deste festival uma festa. Festa da cultura, da cidadania e da economia. Uma festa que é sua e que merece ser vivida com a alegria que só as melhores celebrações proporcionam. Uma festa que, se depender de nós, será inesquecível.

(*) Presidente do Sistema Fecomércio-RJ

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade