A festa da Euterpe continua

quarta-feira, 06 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
A festa da Euterpe continua
A festa da Euterpe continua

Um século e meio de existência, de fato, merece todo tipo de comemoração. A primeira fase da programação festiva do sesquicentenário da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense se conclui neste fim de semana. Mas a festa não termina. A intenção da diretoria da SMBEF é estender até 22 de novembro, dia do Músico e de Santa Cecília (sua padroeira), a programação comemorativa. 
O domingo, 10, terá concerto especial da banda sinfônica, às 11h, no Teatro Municipal (praça do Suspiro) e depois, almoço para convidados no Country Clube, marcando a entrega da comenda “Embaixador do Sesquicentenário”, distinção com que a agremiação musical vai homenagear dezenas de personalidades, tanto friburguenses quanto nacionais, neste importante momento do transcurso de seus 150 anos.

Entre as autoridades confirmadas, a filha de JK e a Secretária de Cultura
Entre as autoridades já confirmadas, além do embaixador da Húngria, Csaba Szíjjártó, e comitiva, a secretária estadual de Cultura, Adriana Scorzelli Rattes, virá ao município numa das poucas vezes em sua gestão. Filha do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek a arquiteta Maria Estela Kubitschek Lopes, diretora do Memorial JK, em Brasília, também já confirmou presença e é uma das homenageadas mais entusiasmadas com o convite da SMBEF para que participasse dos festejos de seu sesquicentenário. O ex-presidente foi sócio contribuinte da Euterpe, desde 1955—a banda tocou em seu comício de encerramento da campanha vitoriosa à presidência—até 1976, ano de seu falecimento.
Numa de suas primeiras manifestações—além de vários e-mails enviados e telefonemas ao assessor da banda, jornalista Girlan Guilland—eis adiante mensagem da senhora Maria Estela, dirigida ao presidente Francisco de Assis da Silva: “Foi com muita honra que recebi sua carta informando-me de que o Conselho Diretor da SMB Euterpe Friburguense indicou meu nome para ser agraciada, no ano em que celebra o seu Sesquicentenário, para receber o título de Sócio Honorário no Grau de Comenda ‘Embaixador do Sesquicentenário’.
“Aceito muito feliz esta homenagem, não só em meu nome, mas também em nome de meu saudoso pai Juscelino Kubitschek, que sempre prestigiou e valorizou a música durante toda sua vida.
“Tendo nascido em uma cidade musical como Diamantina, sua vida sempre foi acompanhada pelos sons dos seresteiros, orquestras, violonistas e todas as formas de manifestações musicais. Quando Presidente da República, ao criar a Lei da Ordem dos Músicos do Brasil, quis ele dar e deixar o testemunho do quanto é importante respeitarmos e incentivarmos as profissões, sendo que a dos músicos é uma das mais nobres que existem.
“Agradeço honraria, e peço-lhe que agradeça em meu nome a todos os membros da Diretoria que me elegeram.” Assina Maria Estela Kubitschek Lopes.

Intelectuais da música também presentes

Além de vários artistas e intelectuais ligados à música, a exemplo do maestro e professor Ricardo Tacuchian, integrante da Academia Brasileira de Música (ABM) e o maestro Bruno Rodrigues, regente da Orquestra e Banda Sinfônica & Coral da Cidade do Rio de Janeiro-GM Rio, autor de uma composição em homenagem à banda Euterpe e que será apresentada no concerto deste domingo, o cineasta friburguense Roberto Farias também foi um dos primeiros a confirmar sua vinda: “Caro Girlan. Sinto-me honrado. A Euterpe é um monumento de Nova Friburgo. Fico orgulhoso de ser homenageado por uma entidade que  há 150 anos representa a mais pura arte friburguense. Abraços”, escreveu Farias, irmão do ator friburguense Reginaldo Farias, que também é aguardado.
 A jovem atriz friburguense Aimée Madureira, que atualmente interpreta a Rayanne, na novela “Salve Jorge” também estará presente e receberá a comenda, numa homenagem extensiva também ao seu irmão, o jornalista Luã Campos Madureira e ao pai Sergio Madureira, falecido há dois anos e cujo 58 anos seriam comemorados em 11 de março.
Também o trineto do Barão de Nova Friburgo, Harold de Nova Friburgo Lee Hartmann, fará sua segunda visita à cidade— a primeira foi em agosto de 2010. Ele receberá a comenda, representando a família do primeiro presidente da banda Euterpe, o Conde de São Clemente, filho do 1° Barão de Nova Friburgo, Antonio Clemente Pinto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade