A Família

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Thereza Freire Vieira (*)

A família é a célula da sociedade. É a sociedade pequena dentro da grande sociedade, pelo número de integrantes que ela pode constituir. Suponhamos um casal que tenha cinco filhos, a célula já aumentando para sete pessoas, multiplicaram-se. Se cada um dos filhos tiver cinco filhos? Teremos trinta e duas pessoas e assim por diante. Duas pessoas educadas de um modo diferente, porque são de famílias diferentes, para se adaptarem já é difícil, é preciso um ceder aqui, outro ceder ali, pois, se isso não acontecer, se não houver acordo, se cada um quiser impor a sua vontade, não estarão em acordo nunca. E, quando os filhos chegarem, quando os filhos crescerem, os filhos casarem, como será possível o entendimento, a paz familiar?

É importante que os jovens, quando se casam, pensem em formar uma família e entendam o que realmente é necessário para terem uma família unida e feliz. Não é quem é mais forte puxar a sardinha para sua brasa, é fazerem a fogueira, assarem juntos e comerem juntos todos que fazem parte dessa família, que aos poucos vai aumentando.

Se não houver acordo, compreensão, ajuda mútua, vai ser difícil controlar os elementos novos que vão chegando e os idosos, que são o início dessa cadeira. É o respeito e o amor que vai unindo, compreendendo, ajudando a solucionar todos os problemas que surgem, para que uma família não se esfacele.

Se os elementos que vão chegando não aprenderem a respeitar e amar os mais velhos, e os mais velhos não aceitarem os jovens como são, com temperamentos diferentes, hábitos diferentes, se não houver muito amor para temperar todos esses relacionamentos, a cadeia que deveria uni-los se romperá.

(*) – Médica Geriatra e escritora,

colaboradora de jornais e revistas do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade