A estratégia e o marketing de Nova Friburgo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Aloisio Pombo (*)

As enchentes e a tragédia em Nova Friburgo foram um evento grave. Um fato que temos que reconhecer—mas tal como um rio, nunca é o mesmo, isto é, nunca a água que passou vai voltar a passar por aquele leito—as chuvas também obedecem às mesmas regras. Nunca são as mesmas e dependem de condições atmosféricas.

Sim. Foi grave. Porém o mais grave é continuar a abordar este assunto nas mídias. É aqui que entra a estratégia de marketing para Nova Friburgo. Na reunião do café da manhã do dia 20, o presidente da Acianf, Cláudio Verbicário, lançou o “Fórum de Ideias”, tendo como sua primeira sugestão “Vamos recuperar a imagem de nossa Nova Friburgo”. Surgiram várias ideias para dar andamento ao brado.

O cerne da estratégia é que ela defina uma direção a seguir. Então, as empresas e pessoas isoladamente já sabem que existe um projeto e como podem contribuir com o objetivo da melhora da imagem de Nova Friburgo. A gestão da estratégia se apoia em ser diferente nas atividades. Consiste em desempenhar atividades diferentes dos seus rivais ou até as mesmas atividades, mas de forma diferente. Somos diferentes das outras cidades turísticas.

O valor da marca Nova Friburgo eu considero alto. Em marketing nenhuma mídia elogia de graça uma empresa ou uma marca. Nosso projeto não será por ações com anúncios pagos, mas sim por ações pessoais. Casos de empresas e pessoas de sucesso e de valor.

Ter estratégia é saber criar valor, manter o valor que criou e se apropriar dele. A estratégia da Acianf é atrair para Nova Friburgo os turistas e empresas que queiram se instalar na serra. Temos valor. Mas temos que ter uma boa imagem como cidade.

Sabemos que temos a segunda rede de hotéis do estado; um polo de moda íntima forte; um polo metal-mecânico expressivo; verduras, flores e frutas; um clima fantástico que faz a diferença; temos um povo acolhedor e trabalhador; restaurantes. Tudo isso, trabalhando junto, cria uma grande força de comunicação disponível.

Cabe a cada empresa contribuir para a gestão da estratégia. É comum uma idéia provocar uma explosão de sugestões e com isso se perder a direção estratégica. Algumas coisas não poderão ser feitas já, para não sairmos do foco. Mas o que for compatível com a estratégia deve ser incentivado e todos que puderem contribuir, deverão fazer.

Além da contribuição desse artigo, eu coloquei no meu site www.aloisiopombo.com.br informações sobre Nova Friburgo, seus circuitos e algumas empresas. Peço que cada leitor desse jornal leve suas sugestões às mídias da cidade, ao seu sindicato de classe, associação, circuito e contribua para a estratégia. A assessoria de imprensa da Acianf anotou várias sugestões.

(*) Professor e administrador

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade