A emoção eternizada pela fotografia

Escolher profissionais idôneos é fundamental
sexta-feira, 03 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
A emoção eternizada pela fotografia
A emoção eternizada pela fotografia

Liliana Sarquis

Eternizar os momentos. Este sempre foi o objetivo da fotografia. Guardar as imagens de um casamento, por exemplo, não tem preço.
Como é um momento único, é preciso tomar alguns cuidados na hora de contratar um fotógrafo. É comum amadores ou pessoas sem experiência se aventurarem nessa prestação de serviço, o que, frequentemente, acaba gerando um tremendo dissabor. E pior: uma frustração irreparável. Além de dominar as técnicas da fotografia, o profissional precisa estar sempre atualizado com as novidades da área e, principalmente, ter responsabilidade e sensibilidade.
Como a cerimônia e festa de casamento são repletas de detalhes, o ideal é que o trabalho seja feito por mais de uma pessoa. Como registrar, por exemplo, a entrada da noiva e, ao mesmo tempo, a emoção do noivo ao ver a amada se aproximando do altar? 
E, num casamento, momentos emocionantes são o que não faltam: a entrada dos noivos, dos pais, padrinhos, daminhas. A troca de alianças, os votos dos noivos, as assinaturas. E depois, a festa que, mesmo quando simples, merece boas fotos.
Sócia de um estúdio fotográfico, Soraya Enoc lembra que os noivos precisam saber exatamente quem e o quê estão contratando. “Verificar a idoneidade do fotógrafo é fundamental. É preciso ter certeza de que ele vai comparecer e também se o portfólio apresentado é real. Há até quem apresente como seu o trabalho de outros profissionais. É um absurdo, mas acontece”, diz ela.
Depois de se certificar sobre o profissionalismo e responsabilidade do fotógrafo, os noivos devem verificar o que está incluído no pacote fechado, de acordo com o orçamento escolhido. Além das fotos da cerimônia e da festa, mais a produção do álbum, o casal poderá contratar outros itens, como sessão de fotografias em estúdio e making-of da noiva, por exemplo. 
É necessário também que se verifiquem as horas contratadas, o número de pessoas da equipe que realizará a cobertura e o prazo de entrega do material, totalmente pronto.
Uma dica subjetiva, mas muito importante, é a empatia entre o profissional e os noivos. Se, além disso, ele tiver a capacidade de criar, de ter um novo olhar sobre o assunto, melhor ainda. Afinal, o fotógrafo não irá apenas registrar o casamento, e sim eternizar um momento único na vida de duas pessoas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade