Lembram-se de Astrogildo, amigo de infância de Hermenegildo e que se mudou para um país distante? Pois é, outro dia ele ligou para seu amigo brasileiro, cheio de indignação, por mais um episódio que denigre a imagem do Lisarb, país que adotou como sua segunda pátria.
Segundo ele, Bula da Selva, presidente da República convocou Barney, presidente do senado para prestar-lhe apoio irrestrito. Prometeu intervir para que os senadores do seu partido, o AT, não apoiem o movimento dos demais, que querem o afastamento do presidente daquela casa, em virtude das irregularidades que vieram à tona, nas últimas semanas. De acordo com a oposição,no entanto, Barney preside a casa pela terceira vez não podendo negar que conhecia e se locupletava também dos desmandos da instituição; mesmo com a crise de amnésia que o tem incomodado ultimamente, a ponto de esquecer a posse de um imóvel de quatro milhões de reais, na capital federal.
Na realidade Bula da Selva ficou irritado, pois estava em mais uma das suas inúmeras viagens de negócios e teve que retornar às pressas para resolver este imbróglio. Ainda bem que seu time de coração foi campeão da Copa do Lisarb e como o jogo não foi transmitido pela televisão para o estrangeiro, pelo menos pode convidar o plantel do seu time do coração para uma visita ao Palácio do Entardecer, em Ailisarb.
Lá em Lisarb o senado, como a classe política em geral, está mais por baixo do que saia de beata, tamanha são as denúncias de mau uso do dinheiro público, para pagamento de despesas de todos os tipos, a maioria favorecendo parentes e apadrinhados de suas excelências. O que é mais grave, sem que haja transparência na liberação dessas verbas, pois não entram na contabilidade legal da instituição.
No entanto, para Bula da Selva a imagem desgastada e emporcalhada de certas instituições da República é apenas um detalhe, pois na realidade o que mais importa é tentar eleger a guerrilheira número um do país, Pilva Arrousself, futura presidente. Barney é filiado ao partido da maracutaia e da bandalheira, o mais importante aliado do governo; qualquer manobra que o desagrade pode gerar falta de apoio e, sem ele, a candidatura de Pilva fica enfraquecida e ameaçada. Aliás, é isso o que mais desagrada Astrogildo, pois se os fins justificam os meios, a solidez das instituições, necessária para a confiabilidade seja interna ou externa, vira um castelo de areia, capaz de sucumbir ao mais simples abalo.
Ainda de acordo com Astrogildo, Bula da Selva mais parece um empresário do ramo do turismo, pois mal chegou, já tinha programado um final de semana em Paris, com a família, para adaptar-se ao fuso horário europeu, pois tem importantes reuniões no velho continente, semana que vem. Essa adaptação se faz necessária por que na semana anterior ele estava no continente asiático, cujo fuso é diferente de Lisarb e da Europa. Nos últimos seis meses, Bula passou mais de 70 dias em viagens que somados aos dos anos anteriores, transforma-o no maior turista lisarbiense da atualidade.
A Hermenegildo só restou consolar seu amigo, lembrando-o de que no mundo de hoje existe um choque moral e existencial muito grande, e que mesmo os países mais sólidos não estão imunes às crises. Toda regra tem exceções, o perigo está quando as exceções se transformam em regra. É contra isso que Astrogildo tem que batalhar.
Max Wolosker Neto, jornalista e médico
Email: woloskerm@gigalink.com.br
Deixe o seu comentário