Henrique Amorim
Está em vigor uma lei municipal, de autoria do ex-vereador Alexandre Cruz, que determina a execução dos hinos Nacional e de Nova Friburgo, pelo menos uma vez por semana, nas escolas da rede municipal de ensino. Infelizmente, a maioria dos alunos e, inclusive, dos friburguenses desconhecem a letra do hino de exaltação ao município, composto em 1918, por conta do centenário de Nova Friburgo, por Flanklin Coutinho, com música do maestro Sérvio Lago. Para tentar estimular a cidadania dos estudantes e o amor à terra natal, a Fundação Raphael Jaccoud (FRJ) resolveu dar uma forcinha para os estudantes aprenderem a letra do hino de Nova Friburgo.
Na última quarta-feira, 11, integrantes da fundação, que busca a valorização e o resgate da cultura local, entregaram à secretária municipal de Educação, Ledir Porto, e à subsecretária de Educação, Márcia Monnerat, 20 mil panfletos impressos pela própria FRJ com as letras dos hinos Nacional e de Nova Friburgo, a fim de estimular entre as crianças e adolescentes o interesse por aprender a cantar os hinos corretamente.
Os panfletos, em tom azul, com a marca símbolo da FRJ, foram entregues à secretária de Educação em pacotes fechados pela presidente de honra da fundação, Wanda Jaccoud, viúva do engenheiro e pesquisador da história de Nova Friburgo, Raphael Jaccoud; o diretor administrativo, Marcelo Guedes Seixas; o diretor de cultura e patrimônio, Ordilei Alves da Costa; e o colaborador, o arquiteto Sérgio Seixas.
Ledir Porto aprovou de imediato a ideia e destacou a necessidade de resgatar o civismo. “Nossas crianças precisam desde cedo a cultivar o amor pela terra onde nasceram ou vivem. Orientamos as direções das escolas a executar os hinos às segundas-feiras antes do início das aulas para estimularmos a valorização da ordem e do civismo”, destacou Ledir ao receber a doação em defesa da cidadania. Os panfletos serão repassados às escolas da rede que já executam os hinos semanalmente, de acordo com o número de alunos matriculados.
Alunos que souberem cantar o Hino de Nova Friburgo serão premiados
Para incentivar a cidadania entre as crianças, integrantes da Fundação Raphael Jaccoud farão visitas surpresa às escolas no momento da execução dos hinos. Os estudantes que souberem cantar toda a letra do hino do município ganharão prêmios. A iniciativa terá a parceria do programa de Zury Maurer, na TV Zoom, Cidade Real. “Precisamos sempre criar alternativas para incutir na juventude o senso de civismo. Os jovens de hoje estão perdendo o amor à pátria”, defendeu Ordilei Alves da Costa.
Além da premiação aos alunos que souberem a letra do hino de Nova Friburgo na ponta da língua, a FRJ, que pretende resgatar a memória ferroviária com a criação do museu do trem de Nova Friburgo, promove em parceria com o Serviço Previdenciário dos Ferroviários e o Movimento de Preservação Ferroviária concursos de desenho e redação para alunos dos ensinos fundamental e médio, com o tema Eu gosto de trem. O concurso, inclusive, já tem sido realizado nos últimos anos em municípios que desenvolvem ações preservacionistas.
Os três melhores desenhos e as três melhores redações ganharão viagens ao museu do trem no Rio de Janeiro, onde encontra-se a primeira locomotiva que trafegou no Brasil em 1854 e réplicas de dois vagões que ela tracionava, além de uma visita ao trem do Corcovado.
Deixe o seu comentário