Flávia Namen
Um dos principais símbolos da nação, a bandeira do Brasil nunca esteve tão em evidência como nesta Copa do Mundo. Nos estádios, nas janelas de casas, carros e apartamentos, o tradicional losango amarelo em fundo verde com um círculo azul ao centro foi exibido com destaque por torcedores de todas as idades. A imagem da bandeira tremulando com o lema "Ordem e Progresso” emoldurado pelas 27 estrelas foi uma cena comum em todo o país ao longo do último mês.
Em Nova Friburgo, a tendência coloriu as praças e ruas da cidade. Além da forma usual, a bandeira inspirou a criação de uma série de produtos temáticos e pode ser vista estampada em camisetas, bonés, bolsas e até sapatos. O símbolo nacional também deu um charme a mais a acessórios como bandanas, arcos, bijuterias e óculos. Os cãezinhos de estimação não ficaram de fora desta torcida, com roupas nas cores nacionais.
O uso massificado da bandeira, seja na forma tradicional ou em suas criativas variações, acabou sendo ofuscado pela vergonhosa derrota do Brasil, que perdeu de 7 a 1 para o time da Alemanha na última terça-feira, 8. O humilhante placar levou muita gente a recolher as bandeiras e guardá-las na tentativa de esquecer o maior vexame da seleção brasileira de futebol em seus cem anos de história.
Antes da sofrida goleada, a equipe do Caderno Light havia preparado uma coletânea de fotos com flagrantes da onda verde e amarela que invadiu as ruas friburguenses nas últimas semanas. Apesar do clima de tristeza pela desonra da seleção, optamos por publicar os belos registros em homenagem a postura nota 10 da torcida brasileira nesta Copa realizada em solo nacional.
Deixe o seu comentário