Origami é a forma de interpretar, através de dobras no papel, elementos existentes na natureza, reproduzindo flores, animais e objetos, assim como aquilo que o homem busca de si mesmo: formas orgânicas, simétricas, assimétricas, abstratas ou que sugerem movimento. O origami é uma técnica de transformar folhas de papel em verdadeiras obras de arte. Surgiu na China, embora esteja diretamente relacionado à cultura e às tradições do Japão. Acredita-se que no Brasil a arte do origami foi introduzida a partir da migração japonesa, ocorrida a partir de 1908. E esta arte será mostrada na Padaria Pão da Terra, no centro de Mury, na exposição Formas Vivas, da artista Elisa Maria, de Niterói. A abertura está marcada para amanhã, 17, às 19h, com a presença da artista.
“Na busca de formas estéticas que interpretam a beleza do mundo e a singularidade da natureza, o trabalho com o origami surgiu em minha vida a partir de uma identificação da percepção da forma no espaço, através da cor, do contraste e do movimento, utilizando o papel como principal meio de expressão artística”, conta Elisa.
O permanente contato com o papel está presente há muito tempo na vida da artista, desde sua formação em arte e também em arquitetura e urbanismo, buscando transformações estéticas no domínio do espaço tridimensional. Esse processo de conceber e elaborar formas e estruturas geométricas, sempre despertou o interesse da artista na arte da dobradura em papel, no qual as marcas e vincos revelam o surgimento do embrião das formas artísticas na interface com as fórmulas das equações matemáticas.
Ao compreender o infinito universo formal, presente na natureza e observando os variados componentes que estão inseridos neste contexto, Elisa identificou no reino vegetal o lado mais expressivo para as concepções do seu trabalho em origami, valorizando cada detalhe nos arranjos florais, seja pela estrutura das sépalas e pétalas, seja pela estrutura e harmonia das cores.
Nesse sentido, a criação em origami propõe despertar o interesse e a sensibilidade do espectador para a questão da forma artística, que está sempre presente no cotidiano da natureza, revelando seus processos dinâmicos de beleza da forma e harmoniosa variação de cores.
A mostra poderá ser visitada em horário comercial, até o dia 20 de novembro. Mais informações pelos telefones 2542-2756 ou 9955-3109. (CRIANÇAS SOMENTE ACOMPANHADAS DO RESPONSÁVEL)
Deixe o seu comentário