A arte de desenhar com a luz

sexta-feira, 06 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
A arte de desenhar com a luz
A arte de desenhar com a luz

Carlos Mafort inaugura neste sábado sua nova exposição de fotografias

“Enquanto a maioria procura insistentemente pela felicidade duradoura, minha felicidade vem do momento fugaz, aquele milésimo de segundo do clique, onde tudo se encaixa através do visor, que torna eterno o momento que muitos olharam mas ninguém viu.” Com este pensamento, o fotógrafo Carlos Mafort abre sua exposição fotográfica “Desenhando com Luz”, no próximo sábado, 7, às 19h, no Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras). A exposição poderá ser visitada no período de 8 a 29 deste mês, no horário das 8h às 17h. Bate-papo e oficina com o fotógrafo constam do programa nos dias 20 e 27, às 10h. A entrada é franca. LIVRE

O fotógrafo diz que inovação seria a palavra certa para definir esta exposição. “Uma seleção de 14 fotos, feitas em dois anos de trabalho dedicado à arte de desenhar com luz. A fotografia convencional com a fotometria, enquadramento e foco aprendida nos cursos e no meu dia a dia da fotografia social e do fotojornalismo aqui não se aplica da mesma maneira.”

Para Carlos Mafort, o light painting é um recurso já explorado por fotógrafos amadores e profissionais do mundo inteiro. A técnica necessária para chegar a bons resultados é adquirida através de inteira dedicação em fazer o anormal, o “incorreto” e o inusitado. Girar a câmera, rodar o anel de zoom da lente, usar lanternas e luzes extras de nada adianta se o fotografo não souber redefinir o termo fotometria. “Saber olhar o ambiente com precisão e sensibilidade, entender a luz à sua volta e só então controlar os mecanismo da câmera como, ISO, obturador, diafragma, flash, o movimento correto para o efeito é uma tarefa que parece ser tão complexa quanto o resultado das fotografias. Mas não é.”

O resultado das fotografias do light painting desta exposição foi obtido sem o uso de qualquer programa de edição. “A busca insaciável por boas fotos e muita prática faz com que a ‘arte de desenhar com luz’ se torne mais uma especialidade dentre tantas que a fotografia oferece”, observa.

Carlos Mafort nasceu em Nova Friburgo e desde a infância sempre foi fascinado por desenhos e pela aviação. Formou-se na área de educação e em seguida percebeu que faltava algo primordial em sua vida: conciliar o trabalho com a satisfação pessoal. Esta reflexão o ajudou a superar os diversos desafios que a vida lhe impôs ao longo dos anos. “Foi estudando webdesign que encontrei a fotografia, e hoje me dedico exclusivamente a ela, essa linguagem traduzível a todos os povos, a arte de desenhar com a luz”, encerra Carlos Mafort.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade