As "artes” se misturam. Ter o dom de se fazer presente nem sempre é fácil. Desde que me entendo por gente, a arte de receber e representar anda lado a lado. Lembro-me de já ter promovido muitos encontros, antes mesmo de me tornar um profissional da área gastronômica, em torno de artistas. Recebendo em casa, quando ainda morava aqui, em reuniões pós-ensaios e estreias, em mesas de vários restaurantes da cidade. Morando no Rio, onde fui para fazer escola de teatro, não foi diferente. O Gama sempre teve essa característica de também se reunir em volta de uma boa mesa para descontraídos papos sobre arte em geral. Foram inúmeros cafés da manhã, da tarde e almoços e jantares. Recebia os "grupos” que fariam apresentações no Rio. Eu ficava responsável por acolher, instalar e, é lógico, pelas refeições. Recebemos diversas vezes amigos como Paulo Goulart e Nicete Bruno, Rubens Correa, Ivan e Leila Albuquerque, Otávio Augusto, Angela Leal, Henri Pagnocelli, José de Abreu, Maria Esmeralda Forte, entre outros. Quando falamos em "arte” o significado é bem abrangente. A arte de receber, a de degustar, a de confortar, de aprender, criar, representar... Gastronomia é arte, é comunhão. Viva Nova Friburgo! Viva o Gama e todos aqueles que nos apoiam!
Receitas
Estas receitas vão para o friburguense maior de Viçosa (MG) e fundador do Gama, o nosso querido Jaburu! Um delicioso "Tutu à mineira”, seu prato predileto.
LOMBO DE PORCO À MINEIRA
Ingredientes:
1 lombo de 1 ½ kg, 1 folha de louro, 2 cebolas grandes picadas, 5 dentes de alho amassados, 1 maço de cheiro-verde picado, sal e pimenta-do-reino, cominho (opcional) e 1 copo de vinho branco seco.
Modo de preparo:
1. De véspera, tempere o lombo com louro, a cebola, o alho, o cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino, uma pitada de cominho (opcional) e o vinho. Usando uma faca de ponta ou um garfo, perfure a carne em vários lugares, para que o tempero penetre mais.
2. No dia seguinte, pré-aqueça o forno em temperatura moderada (180ºC). Retire o lombo da vinha-d’alhos (reserve-a), arrume-o numa assadeira e leve-o ao forno já quente.
3. Asse por 2 horas, ou até que a carne esteja macia e a superfície dourada e crocante. De vez em quando, regue com a vinha-d’alhos.
4. Sirva com arroz, tutu, couve e torresmo.
Rendimento: 6 porções.
TUTU DE FEIJÃO
Ingredientes:
½ kg de feijão, 200g de toucinho, 4 dentes de alho, 2 cebolas grandes picadas 2/3 de xícara de farinha de mandioca.
Modo de preparo:
1. Lave bem o feijão e leve ao fogo numa panela com bastante água. Cozinhe por 1 hora ou até o que esteja macio. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
2. Enquanto isso pique o toucinho e leve ao fogo numa panela grande. Deixe fritar na sua própria gordura por alguns minutos. Quando estiverem crocantes, retire os torresminhos da panela e reserve.
3. Bata o feijão e o caldo do cozimento em quantidade suficiente para obter 1 litro de purê bem cremoso.
4. Frite o alho e a cebola na gordura desprendida pelo toucinho. Adicione o purê de feijão e misture bem.
5. Quando começar a ferver, vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sem parar com uma colher de pau, até obter um tutu homogêneo e bem cremoso (deve ficar com consistência de pirão).
6. Passe para uma travessa funda e espalhe por cima os torresminhos reservados. Sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e couve à mineira.
Rendimento: 6 porções.
Notas: Querendo apressar o cozimento, use a panela de pressão. Se já tiver sobras de feijão cozido, o tempo de preparo do tutu diminui para 15 minutos. Se o leitor quiser e gostar pode acrescentar ovos cozidos, cebolas passadas no azeite e cheiro-verde em cima do tutu. Fica delicioso!
BOM APETITE!!!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe o seu comentário