A alegria de ser jovem católico e a beleza de viver a vida por Cristo

segunda-feira, 29 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
A alegria de ser jovem católico e a  beleza de viver a vida por Cristo
A alegria de ser jovem católico e a beleza de viver a vida por Cristo

“Vocês vão levar a Igreja Católica adiante.” Com esta mensagem, o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso se dirigiu aos milhares de jovens concentrados na Praça Dermeval Barbosa Moreira, na missa comemorativa do Dia Nacional da Juventude (DNJ), na manhã do último domingo.

Ele baseou sua homilia no texto do evangelho do dia, extraído de São Marcos: a cura do cego Bartimeu, quando Jesus lhe devolveu a visão. O bispo continuou sua pregação, dirigindo-se aos “jovens que querem enxergar, que procuram rumo para suas vidas”.

“A gente só pula quando sente alegria ou quando pisa em brasa e vocês são jovens que pulam, mas pulam de alegria, de emoção, jovens que distribuem fé e alegria. Nosso Senhor não vê ninguém como massa, mas Ele vem aqui em busca de cada um de nós, para mostrar a beleza da vida, o encanto de viver. As cidades da nossa diocese têm características jovens. Nós estamos nos preparando para a grande Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a nossa diocese tem estimativa de receber quatro mil jovens do mundo inteiro, com diferentes características. Vocês sabem muito bem onde estão os ‘bartimeus’. Chamem-nos porque Jesus nos quer encontrar a todos”, disse Dom Edney.

E esse “contágio” solicitado pelo bispo durante a missa foi só o começo de um dia inteiro de alegria, música e fé. Os mais de quatro mil jovens que se deslocaram das mais longínquas igrejas da diocese, apenas ofereceram um aperitivo do que está sendo preparado para 2013. 

Um dos grandes momentos de fé demonstrada foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento que superlotou a Catedral São João Batista, sob a presidência do padre Bruno, que emocionou todos os presentes. Era nítida a imagem de dezenas de jovens chegando às lágrimas pela beleza da liturgia preparada, a pregação emocionante do padre Bruno e o desejo dos jovens de, através do Cristo Sacramentado, mudar o mundo.

E foi assim em todas as atividades programadas: momento Mariano, animação e louvor, inclusive durante o almoço. Os jovens não pararam um só momento. Uma alegria que contagiou quem passava pelas ruas, moradores dos prédios vizinhos nas janelas, carros, ônibus, todos pararam para saudar a juventude diocesana, que reforçou a ideia de uma Igreja Católica viva, renovada, alegre, fundamentada na fé.

E o dia terminou com o show do missionário Tony Allisson, um dos maiores vendedores de discos católicos da atualidade, ganhador de Disco de Platina. O palco estremeceu quando ele começou sua apresentação e a multidão cantou junto os refrões e as palavras de ordem. A chuva que caiu antes do início do show não prejudicou o evento já que ninguém saiu da praça. 

Na barraca montada na praça, o clima não foi diferente: as camisas da Jornada Mundial da Juventude esgotaram em tempo recorde. As pessoas adquiriam de uma a três camisetas, que ainda podem ser encontradas na Livraria Agnus Dei (ao lado da catedral), ao preço de R$ 15. 

Satisfação também do coordenador vicarial da Pastoral de Juventude e representante no Regional Leste 1 da CNBB, Eduardo Stuttz: “Sucesso total. Não poderia ter sido melhor e esse DNJ vai ficar na história. Agora vamos nos preparar para duplicar esse trabalho para a JMJ 2013, principalmente porque nossa diocese vai receber quatro mil jovens do mundo inteiro. “Que vida vale a pena ser vivida: esse é o tema desse DNJ e eu acho que a juventude mostrou a toda Nova Friburgo que está viva e o que é a vida”, finalizou Eduardo, que ainda tem na sua equipe de coordenação Jorge Roberto Fernandes (Catedral São João Batista) e Marcelly Jardim da Silva (Colégio Nossa Senhora das Mercês).

CONVITE – Aproveitando a ocasião, o seminarista Rodrigo Rimes convidou os presentes para sua Ordenação Diaconal, na próxima quinta-feira, 1° de novembro, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

O neodiácono nasceu na Chácara do Paraíso, começou sua caminhada religiosa na Capela São Sebastião e trabalhou pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria. Hoje, ele cursa o 3° ano de teologia no Seminário São José, no Rio de Janeiro. Sua ordenação deverá ser em meados de 2013 e terá como lema “Por eles eu me consagro”.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião
Publicidade