A agroindústria da cachaça é tema do programa Hora Técnica

terça-feira, 18 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Nesta quarta-feira, 19, o programa Hora Técnica, realização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) apresenta o tema "Fazenda Soledade: a agroindústria da cachaça em Nova Friburgo”. O assunto será abordado pelo engenheiro agrônomo Cristiano Valadares, coordenador da Câmara Técnica de Agroindústria, em conversa com o economista Vicente Bastos Ribeiro, sócio-diretor da Fazenda Soledade Ltda, recém-chegado de viagem de negócios na China. A intermediação é do jornalista Paulo Carvalho.

O Brasil é um dos países em que a agroindústria está em alta. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade. O processo da agroindústria canavieira, no qual se insere a destilação da cachaça, sentiu nos últimos anos a necessidade de enfatizar os efeitos e desafios das novas tecnologias com a desregulamentação: uma simplificação das regras e regulamentações governamentais que restringem a operação das forças de mercado. 

A desregulamentação significou, na verdade, uma redução do controle governamental de como os negócios são conduzidos, caminhando em direção a um mercado mais livre e uma maior abertura comercial do Brasil, com o desenvolvimento de um mercado internacional e novas formas de comercialização dos produtos ligados à cadeia produtiva da agroindústria canavieira no Brasil.

Esse contexto influenciou de forma positiva a fabricação da cachaça Nega Fulô cuja destilaria original fica na Fazenda Soledade em Nova Friburgo. Assim é que o atual  processo produtivo incorpora as novas tecnologias do século XXI às tradições da época de criação da Fazenda em que a pureza da água das suas nascentes tem uma participação importante no processo de produção. 

Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões para o programa, ou esclarecer dúvidas, acesse www.aeanf.org.br ou envie seu e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade