Na última terça-feira, 13, foi realizada a troca de comando do 6º Grupamento de Bombeiros Militar. Agora à frente da corporação está o tenente-coronel João Paulo Mori. A troca foi necessária porque o ex-comandante, tenente-coronel Roberto Robadey, assumiu a coordenação da Defesa Civil de Nova Friburgo no lugar de Mori, que ficou naquele cargo durante um ano e meio. A solenidade foi presidida pelo chefe do Comando de Bombeiros de Área (CBA serrano), coronel Marco Antônio Vital.
O novo comandante do Corpo de Bombeiros, João Paulo Mori, disse que foi emocionante assumir este novo cargo e dará continuidade ao trabalho feito, além da amizade com o atual coordenador da Defesa Civil. “Eu conheço um pouco da Defesa Civil e por isso darei continuidade à parceria com o comandante Robadey. Por ele ser da minha turma, a parceria vai continuar e isso é bom para Nova Friburgo,” observou.
Mori ressaltou que fará pequenas mudanças na corporação. “Nós vamos mudar dois comandantes de quartéis da área, mas a principal ideia é dar continuidade, porque quando um assume e não dá continuidade ao trabalho do outro é ruim”, falou. Segundo Mori, com o novo cargo a responsabilidade aumenta, porque agora serão nove municípios com cinco quartéis. Mas ele disse estar preparado para a nova função e que é muito gratificante poder continuar no município. “A satisfação é grande, porque o objetivo era continuar em Nova Friburgo. Eu adoro este município, eu sou um imigrante aqui e agora a minha família mora aqui também. Adotamos esta cidade,” afirmou.
O comandante interino que ficou à frente da corporação durante 33 dias foi o major Glaucius José Braga Leal. Em seu discurso de despedida ele agradeceu a Deus, ao tenente-coronel Roberto Robadey, à família e também ao diretor do Sanatório Naval, capitão-de-fragata Humberto Canfora Mies e ao novo comandante.
“Ao coronel Mori agradeço a confiança e a amizade já demonstrada nesse pouco tempo e a oportunidade de continuar neste grupamento, até porque hoje, juntamente com a minha família, escolhemos esta cidade para residir, não somente para trabalhar,” disse Leal. Robadey, que ficou à frente da corporação durante dois anos e um dia, disse que saiu do comando com certeza do dever cumprido. E acrescentou que foi neste batalhão que ele iniciou sua carreira e que muitos também querem comandar a corporação na qual ele começou.
Para o deputado federal Glauber Braga, falar do novo comandante do Corpo de Bombeiros é fácil. “Minha avó já dizia que tem uma coisa que não se aprende nos bancos das universidades e nas escolas, mas se aprende com a trajetória de vida, que é a confiança. E o comandante Mori tem a confiança da população de Nova Friburgo, e tenho certeza que ele fará um excelente trabalho”, declarou.
O prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, disse que sempre que vê uma solenidade como esta se arrepia e se emociona. “Estou muito contente com a forma que fizemos esta permuta dentro de casa, porque tanto o coronel João Paulo Mori como o coronel Robadey são homens totalmente ligados a Nova Friburgo. Assim, como o Robadey deu os seus serviços aqui no Corpo de Bombeiros, dará seus serviços na Prefeitura e Mori deu o seu serviço de uma forma brilhante”.
O prefeito ressaltou a importância da corporação para o bem-estar do município. “O Corpo de Bombeiros se colocou à disposição não da Prefeitura, mas do povo de Nova Friburgo. Nós temos que desenvolver mais a Defesa Civil e dar a ela condições de estar ao lado do Corpo de Bombeiros”, concluiu, pedindo que a corporação aprenda o Hino de Nova Friburgo para despertar na juventude o amor pela cidade.
Presentes ao evento estavam também o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira; o coronel Hudson de Aguiar Miranda, secretário de Ordem Urbana; o comandante do CBA Serrano, coronel Marcos Antônio Vital; o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Robson da Silva Santos; o coordenador regional de Polícia Civil do Interior, Alberto Tomás; e demais autoridades e comandantes de outros batalhões.
Conheça um pouco do novo comandante do 6º grupamento de Bombeiros militar de Nova Friburgo
O tenente-coronel João Paulo Mori tem 46 anos de idade, é casado com Antônia Carvalho Mori, tem três filhos e nasceu no estado do Rio de Janeiro. Foi comandante do antigo destacamento de Cabo Frio, subcomandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Niterói, subcomandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo, assessor do superintendente operacional do CBMERJ, coordenador municipal de Defesa Civil dos municípios de Nova Friburgo e São Sebastião do Alto e instrutor da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais em Niterói.
Mori teve formação na Escola Superior de Bombeiro Militar, curso superior de Comando no Rio de Janeiro e pós-graduação em gestões estratégicas das organizações públicas. Fez viagens de estudos a Portugal, Espanha e França e cursos de sistema de comando de incidente em módulo avançado e curso de aperfeiçoamento de oficiais no Rio de Janeiro, curso de aperfeiçoamento de oficiais e em Defesa Civil, e elaboração dos trabalhos do plano de operações do Teatro Fênix, da Rede Globo.
Deixe o seu comentário