Henrique Amorim
Os produtores de filmes e vídeos regionais que apresentem propostas de desenvolvimento sustentável e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas regiões Serrana e Centro-Norte fluminenses têm agora até o próximo dia 30 para inscreverem seus trabalhos na mostra competitiva regional do 5º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (Fricine). A organização do evento prorrogou as inscrições, que inicialmente terminariam ontem, 20. Os filmes e vídeos selecionados serão exibidos durante o 5º Fricine—que será realizado de 15 a 21 de outubro, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, no Suspiro, e demais espaços culturais do município, como a Oficina-Escola de Artes e o Cine Clube Lumiar. As inscrições são gratuitas e as atrações do 5º Fricine terão entrada franca.
Para inscrever os filmes e vídeos regionais os produtores deverão imprimir a ficha de inscrição no site www.fricine.com.br, preenchê-la e entregá-la no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo (Commam), na Avenida Alberto Braune 224, sala 212, em frente à Prefeitura. Junto à ficha deverão ser anexadas uma sinopse da produção com até 250 palavras, ficha técnica, filmografia do realizador, duas fotos de divulgação do filme e uma do diretor em formato .jpg e resolução de 300 dpi. Só serão aceitos filmes ou vídeos que tenham sido rodados na região após 1º de janeiro de 2009 e o responsável pela produção terá que comprovar ser morador na serra ou Centro-Norte há pelo menos um ano. Oito produções serão selecionadas para exibição por uma comissão especializada. O vencedor será escolhido por voto popular e receberá como premiação o troféu Cão Sentado e mais R$ 1.200.
Além dos filmes e vídeos regionais durante os sete dias de realização do 5º Fricine serão exibidas dezenas de produções estrangeiras, todas também com temática socioambiental que irão integrar a mostra competitiva internacional do festival. Um júri composto por cineastas gabaritados escolherá o vencedor que será premiado com o troféu Alcantarea Imperialis—espécie de bromélia típica da Serra dos Órgãos. “Todas as produções certamente irão provocar reflexões sobre a necessidade de mudanças de hábitos e comportamentos em buscas de soluções que salvem o planeta e a vida na Terra”, comenta Pedro Cavalcanti, organizador do 5º Fricine. Ele lembra ainda que o festival contará também com circuitos de palestras e debates pertinentes à temática socioambiental, além de oficinas e show de abertura, já confirmado, com Hamilton de Holanda.
Deixe o seu comentário