20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Confira as programações que celebrarão a data em Nova Friburgo
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O dia 20 de novembro é considerado, no Brasil, o Dia da Consciência Negra, sendo inclusive feriado em diversos municípios, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. A data é celebrada em homenagem a Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais populoso dos quilombos no período colonial. Zumbi nasceu em 1655 na então Capitania de Pernambuco, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.

Por volta de 1678, o governador da capitania, com a intenção de cessar o longo conflito que havia entre o governo e o Quilombo dos Palmares, se aproximou do então líder Ganga Zumba, oferecendo liberdade para todos os escravos fugidos, desde que o quilombo se submetesse à autoridade da coroa portuguesa. Ganga aceitou o tratado, mas Zumbi, não. Ele, então, desafiou Ganga, prometendo continuar a resistência, até que, finalmente, tomou a liderança do quilombo para si. Quinze anos depois, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho organizou uma invasão ao quilombo, que teve sua capital destruída. Dois anos após a batalha, Zumbi foi capturado após ser traído por um de seus companheiros, Antonio Soares. Apunhalado e morto, o líder teve sua cabeça cortada e exposta em praça pública, para que se desmentisse a crença popular de que Zumbi era imortal. O dia era 20 de novembro de 1695. 

Em Nova Friburgo, um dos municípios que institui o feriado neste dia, a colônia Pan-Africana celebra a data promovendo o hasteamento da Bandeira Pan-Africana na Praça Dermeval Barbosa Moreira, próximo ao Centro de Turismo, no dia 20, às 10h. A programação completa da solenidade pode ser conferida no box ao lado.

Já o Sesc, levando em conta a importante colaboração dos negros na construção da identidade brasileira, programou diversas atividades ao longo do mês de novembro para celebrar a data em diversas unidades da Região Serrana. Em Nova Friburgo, a instituição traz, no dia 30, às 15h, o grupo Razões Africanas, que apresenta um repertório que valoriza a cultura popular — com muito samba, coco, ciranda e música angolana. A entrada para o evento é gratuita e a classificação é livre.


Programação 

10h – Hino de Nova Friburgo

Hino Pan-Africano

Hino Nacional Brasileiro

Hasteamento das Bandeiras


10h30 – Apresentação de capoeira com o Movimento Friburguense de capoeira – MFC, Prof. Gamba e Prof. Binho


11h – Discurso do representante da Colônia Pan-Africana

Discurso do representante do governo municipal (Executivo/Legislativo)


11h30 – Encerramento




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dia da Consciencia Negra
Publicidade