2 de dezembro: ​Dia Nacional da Astronomia

O céu de Nova Friburgo é considerado um dos 10 melhores do Brasil para a observação das estrelas
sexta-feira, 02 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Céu de Três Picos (Foto: Flávio Veloso)
Céu de Três Picos (Foto: Flávio Veloso)

Segundo o professor Reinaldo Kiss Ivanicska Junior, diretor do Planetário, o céu de Friburgo figura na revista Galileu, como um dos 10 melhores lugares do Brasil para observação astronômica. Bairros e distritos da periferia, como São Lourenço, São Pedro, Lumiar, Caledônia, entre outros, bem longe da poluição, são perfeitos para observação do céu. Aliás, quanto mais distante dos centros urbanos e mais escuridão houver, mais céu e astros poderão ser vislumbrados.

Nesta sexta-feira, 2 — Dia Nacional da Astronomia — o Planetário de Nova Friburgo vai promover, às 18h, a exibição de um documentário sobre John Dobson, criador dos telescópios “dobsonianos”, aparelhos que abriram os céus aos astrônomos amadores graças ao seu baixo custo. Entretanto, a data foi escolhida em homenagem a D. Pedro II, tido como o “pai da Astronomia Amadora no Brasil”.

Reinaldo Ivanicska, nascido em Friburgo, é professor de matemática, física, ciências e astronomia, e assim define a matéria: “A astronomia é considerada a ‘rainha’ das ciências. É frequentemente confundida com astrologia, embora tenha se libertado dela ainda no século 15 e prosperado, desde então, junto às conquistas tecnológicas da nossa sociedade”.

Para ele, “estudar astronomia e conhecê-la é tentar também conhecer as nossas próprias origens. Nela encontramos aplicadas todas as demais ciências como a física, a química, a matemática, a biologia, a geologia, e por aí vai. Essas ciências, entre outras, dão embasamento científico à astronomia”, explicou.

O Planetário funciona no Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, Olaria. Informações: ivanickajr@gmail.com, (22) 9 8111-9788, https://www.facebook.com/clubeanf.canf. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Planetário
Publicidade