Nesta terça-feira, 19, é comemorado em todo o país o Dia do Artesão, uma homenagem a todos que transformam matéria prima, com as mãos, em peças de decoração, móveis e utilidades domésticas, entre outros, escolhida por ser o Dia de São José, padroeiro dos carpinteiros e artesãos.
O grupo de Artesãos da Estrada tem uma diversidade muito rica, em termos de técnicas e produtos finais. A visita ao Espaço Vem da Serra onde eles expõem e vendem sua arte é uma boa oportunidade para conhecer as várias formas de artesanato e conversar com os artistas.
“A ideia é que sempre estejam em nosso Espaço, ao menos dois artesãos que trabalhem com técnicas diferentes”, comenta Mônica Deluqui, uma das organizadoras do coletivo. “Nos interessa este contato direto com o público, como forma de divulgar e fortalecer a identidade cultural de nossa região”.
Entre as várias técnicas utilizadas pelos Artesãos da Estrada estão o reaproveitamento de aço e madeira, o reuso de lacres de latinhas, papel machê, o bordado e a pirogravura. Também é possível conhecer aplicações de uma matéria prima sustentável, à base de sacos de cimento usados, chamada de ecomármore, criada pelo pesquisador moveleiro Alexandre Toscano.
O grupo, formado por empreendedores da região da Teresópolis-Friburgo, está em constante renovação, com a entrada de novos artesãos, agregando ainda mais valor e diversidade ao coletivo. A utilização de técnicas sustentáveis norteia o grupo que pretende criar formas para o turista levar Teresópolis e Friburgo na bagagem, com mais significado que simples souvenires.
PARTICIPANTES
- Adriana Paganote, crochê de lacre e 3D;
- Alex Toscano, bancos em ecomármore (matéria prima sustentável, a base de sacos de cimentos usados);
- Beatriz Paiva, pintura e bordado em tecido;
- Dolores Montesó, Bonecos de Colores, feitos em papel machê;
- Fabiana Kaled, artista plástica mdf, natureza e pintura;
- Gisele Jardim, Santo Artesanato;
- Luis Pacheco, Arte di Madeira;
- Marcos Alfredo, reaproveitamento em aço e madeira;
- Mauro de Oliveira, Pirografia e Aquarela em madeira;
- Mônica Deluqui, peças com temas da cultura de Teresópolis;
- Paulo Borges, Smart Art em fotografia e relógios de parede;
- Willy Mainhard, souvenir de Teresópolis, design e fotografia.
SERVIÇO
Espaço Vem da Serra
Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5.
Bairro Albuquerque, Teresópolis
Horários: 2ª a 4ª feira, das 14h às 18h; 5ª a domingo, das 09h às 18h
www.vemdaserra.com.br
Deixe o seu comentário