Hoje é um dia muito especial para todas as crianças e para os adultos que ainda mantêm uma "criança” viva dentro do coração. Então, comemoremos com amor e com afeto. Talvez levá-las para a cozinha seja uma boa ideia; talvez, quem sabe, valha mais que um presente comprado em loja. Tarefa difícil, hoje em dia, com o comércio querendo vender cada vez mais brinquedos e eletrônicos para pais ansiosos por agradar seus pimpolhos. Mas, cada um sabe o que é melhor para seus filhos! Nossa cidade tem um motivo a mais para festejar, em memória do deputado federal Galdino do Valle Filho, "friburguense de Trajano de Moraes”, criador do Dia Nacional da Criança, sancionado pelo então presidente da República Arthur Bernardes. É também o dia de renovar e manifestar a fé na padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida! Portanto, meus queridos leitores, é uma data pra lá de especial, que promove um misto de alegria, diversão, reflexão e amor! Por tudo isso, sugiro que as famílias se unam na cozinha e botem as mãos na massa para preparar muffins! São bolinhos que viraram moda no Brasil e a criançada adora. Feliz dia das crianças! Viva Nossa Senhora Aparecida!
NINGUÉM RESISTE!
Os muffins, bolinhos ingleses reinventados pelos americanos, são macios, gostosos e ainda por cima fáceis de fazer.
SEGREDOS DO PREPARO
• Distribua o bicarbonato de sódio e fermento de forma homogênea, para que os muffins não fiquem com buracos ou sabor ácido. Facilita se vocês misturarem esses ingredientes à farinha. Se empelotar, passe pela peneira.
• Adicione os ingredientes úmidos aos secos, fazendo um buraco no meio da farinha. Levante um dos lados da tigela enquanto mexe com uma espátula de borracha ou silicone. Raspe as laterais e misture levemente.
• Você pode usar manteiga, margarina ou óleo vegetal – este deixa gosto mais forte.
• A massa deve ter aspecto granulado e aerado para assar por igual. Se ficar borrachuda, os bolinhos ficarão menores e massudos.
• Ao despejar a massa na forma, use uma concha. Assim, todos saem do mesmo tamanho.
• Se a receita mencionar tamanhos diferentes de forma e o tempo de forno for de 15 a 25 minutos, deixe apenas 15 minutos. Assim os menores não queimam. Pré-aqueça o forno e coloque na grade do meio.
O AUTÊNTICO
O que pode ser mais prazeroso para um inglês do que o chá da tarde? Servi-lo com uma cesta de muffins quentinhos. Mas eles só admitem o autêntico – um pãozinho achatado, criado no período vitoriano. A principal diferença entre a receita inglesa e a americana é o fermento. O inglês usa o biológico no lugar do químico. Isso o deixa com sabor e aspecto que lembra o pãozinho de minuto, só que um pouco mais firme. A consistência também se deve ao jeito de misturar: bater bem os ingredientes e deixar a massa descansar rapidamente por duas vezes. A execução, mais demorada, é finalizada na frigideira.
GLOSSÁRIO
MUFFIN – O antigo e tradicional bolinho inglês era vendido por ambulantes por toda a cidade de Londres. Hoje, é menos encontrado, inclusive na Inglaterra. Feito com massa de fermento e açúcar, ele era levado ao forno em tabuleiro com cavidades próprias para ele. Atualmente, seus ingredientes variam bastante, podendo ser utilizadas diversas farinhas e frutas secas. Sua massa é fina e seu formato tem em torno de 5 cm de diâmetro. Deve ser ingerido ainda quente, com manteiga, acompanhado de chá.
Receitas
MUFFIN RECHEADO COM GELEIA
Ingredientes:
1 ¾ de farinha de trigo, 2/3 xícara de açúcar, 2/3 de leite em temperatura ambiente, 10 colheres de sopa de manteiga derretida, 2 colheres de sopa de casca de laranja ralada, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 ovo grande e 1 pitada de sal.
Recheio: 1 xícara de geleia de morango.
10 forminhas para muffins untadas com manteiga ou forminhas de papel com 6,5 cm de diâmetro.
Modo de preparo:
1. Aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Em outra tigela, misture a manteiga com o ovo, a essência de baunilha, o açúcar e o leite até ficar homogêneo.
2. Junte a mistura de leite à farinha e mexa rapidamente. Distribua entre as forminhas e leve ao forno por 25 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno e deixe amornar.
3. Ponha a geleia numa panela pequena e leve ao fogo baixo até derreter. Coloque num saco de confeitar e reserve. Desenforme os muffins e insira o bico do saco de confeitar na parte superior de cada um, recheando com geleia. Polvilhe com a casca de laranja e sirva em seguida.
Rendimento: 10 unidades.
Deixe o seu comentário