11º BPM fica em quarto lugar no estado no combate à criminalidade

Policiais de Nova Friburgo ficam atrás de batalhões de Petrópolis, Campo Grande e Barra do Piraí. Comandante completa dois meses no cargo e analisa segurança
segunda-feira, 26 de maio de 2014
por Felipe Basilio /
11º BPM fica em quarto lugar no estado no combate à criminalidade
11º BPM fica em quarto lugar no estado no combate à criminalidade

O aumento na segurança pública em Nova Friburgo se refletiu em números. De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto de Segurança Pública e no boletim da Polícia Militar, a área de cobertura do 11º BPM atingiu bons números no combate à criminalidade e ficou na quarta colocação em todo o estado. Apenas os batalhões de Petrópolis, Barra do Piraí e Campo Grande (na capital) ficaram à frente dos policiais de Nova Friburgo. 

O 11º BPM hoje é responsável pelo policiamento nas cidades de Nova Friburgo, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Duas Barras, Macuco, Cordeiro, Cantagalo e Santa Maria Madalena. São cerca de 460 policiais e 30 viaturas à disposição da região. 

Por pouco a redução nos números não se transformou em benefícios financeiros para os militares. São analisados os registros de letalidade violenta, nos quais se encaixam as ocorrências de homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, roubos de carro e roubos de rua (roubo a transeunte e roubo em coletivo). Os números são comparados ao mesmo período do ano anterior. Neste caso, o comparativo foi baseado no segundo semestre de 2012. Caso as metas de segurança pública do batalhão sejam atingidas, cada policial recebe um prêmio de R$ 13.500. Dos três quesitos analisados, o 11º BPM não atingiu a meta dos roubos de veículos. A meta era 8, e foram 17 ocorrências. Nos outros dois, o batalhão ficou abaixo do estipulado. A meta de letalidade violenta era 22, e foram 19 ocorrências na área de cobertura do batalhão. Nos roubos de rua, 33 registros, enquanto o limite era 53. O comandante do 11ºBPM, tenente-coronel Carlos Hespanha, ressaltou a produtividade dos policiais no período. "O 11º BPM por muito pouco não atingiu algumas metas, mas foi muito bem no combate.”

O combate ao tráfico de drogas tem sido intensificado nos últimos meses, o que se tornou uma prioridade para o comando do 11º BPM. De acordo com os dados do ISP, foram 153 ocorrências registradas nas sete delegacias da área de cobertura do batalhão de Nova Friburgo. De acordo com Hespanha, o combate à venda de entorpecentes é um plano traçado desde o início da nova gestão. "Damos bastante ênfase às drogas, especificamente no Alto de Olaria e no Floresta, onde o tráfico estava se ampliando e amedrontando os moradores. Tivemos que combater esse tipo de crime de forma mais enérgica. Combatendo o tráfico, acreditamos que é possível reduzir a incidência dos outros crimes”, ressalta o comandante, que revela não ter esperado o número de prisões e apreensões. "Fiquei até surpreso com os números. Estamos prendendo quase o dobro do que eu imaginava. Tem sido uma média de três a quatro flagrantes por semana.”

Hespanha assumiu o comando do 11º BPM em março deste ano, substituindo o tenente-coronel Marcelo Freiman. Uma das primeiras medidas do novo comandante foi implantar o "fecha-quartel”, que reduz o número de policiais na administração do batalhão para aumentar o efetivo nas ruas. "O fecha-quartel tem sido muito positivo, apesar de ser sacrificante na parte administrativa. Empilhamos muitos documentos. Mas a gente sabe que é importante intensificar o patrulhamento nas ruas”, analisa o comandante, que acrescenta: "O policiamento, de uma forma geral, foi potencializado. Temos o regime adicional de serviço, que tem sido empregado de forma maciça no centro da cidade, onde foram registradas várias ocorrências de furto e roubo de rua. Em Conselheiro Paulino, colocamos mais policiais devido aos registros de estupro”, finaliza.

Confira as metas para o primeiro semestre de 2014 e os números obtidos no primeiro trimestre deste ano 

Primeiro semestre de 2013

Letalidade violenta – 27

Roubo de veículos – 7

Roubo de rua – 77

Ocorrências registradas de janeiro a março

Letalidade violenta – 15

Roubo de veículos – 9

Roubo de rua – 48

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Segurança | criminalidade | Carlos Hespanha
Publicidade