11º BPM com novo comando

Sai Marcelo Freiman, entra Carlos Hespanha
quarta-feira, 26 de março de 2014
por Henrique Amorim
11º BPM com novo comando
11º BPM com novo comando

O 11º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento de Nova Friburgo e mais nove municípios do Centro-Norte fluminense, está com novo comandante desde terça-feira, 25: o tenente-coronel Carlos Hespanha. Ele é bastante conhecido em Nova Friburgo com suas atividades sociais através do Projeto Solução, que promove o ensino do judô a crianças e adolescentes carentes. Hespanha, de 46 anos, inclusive, é faixa-preta na modalidade e sagrou-se campeão de judô nos jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995. Também integrou a seleção brasileira de judô e já foi subsecretário militar da Casa Civil do governo do estado. 

Natural de Resende, no Sul do estado, casado e pai de dois filhos adolescentes de 13 e 15 anos, Hespanha é detentor ainda de um vasto currículo de atividades, cursos de especialização e premiações na carreira militar. Tenente-coronel desde 2009, Hespanha já foi subcomandante do 11ºBPM e chega agora ao comando do Batalhão Tiradentes com a missão de dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido na gestão de seu antecessor, o tenente-coronel Marcelo Freiman de Sousa Ramos, que assumirá o 29º BPM, em Itaperuna, no Norte do estado, a cerca de 200 quilômetros de distância de Nova Friburgo. Hespanha terá como subcomandante o tenente-coronel Eduardo Castelano.       

Na solenidade de troca de comando ocorrida no quartel do 11ºBPM, o tenente-coronel Marcelo Freiman não escondeu a emoção ao deixar o cargo após 1.120 dias de trabalho. Em diversos momentos de seu discurso de despedida, embargou a voz e por pouco não chegou às lágrimas ao agradecer o apoio e a colaboração tanto de seu efetivo quanto das autoridades, Polícia Civil e também dos órgãos de imprensa e da comunidade, que muito ajuda o trabalho da PM através de denúncias anônimas. 

Freiman afirmou ter a certeza do dever cumprido ao contabilizar nos seus três anos de gestão: 26.562 ocorrências, com 2.938 detidos, sendo 1.409 deles autuados em flagrante, 170 quilos de drogas e 419 armas apreendidas, assim como R$ 253.556 do jogo do bicho e 519 máquinas caça-níqueis recolhidas. No trânsito, foram contabilizadas na gestão de Freiman 14.193 autuações, com 2.547 veículos e 1.045 carteiras de habilitação recolhidas. O ex-comandante agradeceu ainda os 533 elogios recebidos e dois prêmios de produtividade por conta dos cumprimentos de metas da Secretaria Estadual de Segurança Pública e anunciou que continuará residindo em Nova Friburgo com a mulher e os filhos. 

O comandante da 7ª Companhia de Policiamento de Área da PM (CPA), coronel James de Barros, que antecedeu Freiman na titularidade do 11ºBPM, também o enalteceu por ter combatido a criminalidade em Nova Friburgo e região, mesmo com um déficit de 150 homens no efetivo do Batalhão Tiradentes. "Em Itaperuna, você encontrará um excelente efetivo, com 960 policiais responsáveis por garantir a segurança a cerca de 160 mil pessoas. Basta tratá-los com carinho. Com certeza a nova gestão fará um excelente trabalho”, disse o coronel Barros, que também já foi comandante do batalhão de Itaperuna. 

O comandante da 7ª CPA valorizou ainda o potencial do tenente coronel Carlos Hespanha: "É um homem preocupado com o social e que faz um trabalho invejável, encaminhando para o bem jovens com risco de vulnerabilidade social. É um policial com uma garra imensa. Ao trabalhar com ele no Rio, me admirava vê-lo correr por uma hora e meia todos os dias ao meio-dia, com o sol a pino e temperatura de 40 graus. Ele tem uma disposição tamanha”, observou.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 11º BPM | Polícia Militar | PM | novo comando | Comandante | Carlos Hespanha
Publicidade