“1001 Espetáculos” anima a criançada de Olaria na manhã de sábado

Projeto que incentiva as artes cênicas ficará até o início de novembro e visitará escolas públicas de Nova Friburgo
sábado, 07 de outubro de 2017
por Guilherme Alt
As crianças brincam com palhaços durante o evento (Foto: Henrique Pinheiro)
As crianças brincam com palhaços durante o evento (Foto: Henrique Pinheiro)

Na manhã deste sábado a Praça 1º de Maio, em Olaria, foi palco de atrações voltadas para o público infantil. Às 10h, a Companhia Arteira, de Nova Friburgo, se apresentou com o espetáculo “Se alguém de repente me oferecer flores”. O evento, gratuito, faz parte do projeto “1001 Espetáculos”, promovido pela empresa de ônibus Autoviação 1001, e arrancou muitos sorrisos e gargalhadas das crianças e dos pais presentes na apresentação.

Durante todo o mês de outubro, até o início de novembro, o projeto fará apresentações para crianças e planeja visitar diversos bairros da cidade. “Até maio de 2018, o teatro itinerante vai percorrer seis cidade do estado do Rio. Agora é a vez de Friburgo. Queremos democratizar o acesso a cultura e trabalhar com a formação de pessoas voltadas para as artes cênicas.”, explicou Jessica Santos, uma das produtoras do projeto.

De acordo com Jessica, o projeto estará em diversas escolas públicas durante a próxima semana com oficinas de artes cênicas e nos próximos finais de semana terá apresentação de peças em espaços públicos. “Durante a semana temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação que nos indicam as escolas a serem visitadas. E também temos uma parceria com a Secretaria de Cultura que indica os espaços onde podemos atuar”, afirmou.

“Se alguém de repente me oferecer flores” Na brincadeira de rua, a Companhia Arteira buscou valorizar o encontro, o sorriso, os olhares e a alegria, propondo cenas simultâneas em que as atrizes/palhaças, integrantes de uma entusiasmada banda de música, atrapalhadamente, preparam-se para iniciar seu cortejo musical e, de repente, envolvem a plateia na ação de dar e receber flores.

Após a apresentação, Gabriela Ribas, membro da Companhia Arteira, existente há nove anos, afirmou que a companhia tem espetáculos para todas as idades e que trabalhar com o público infantil é sempre prazeroso. “Temos oito espetáculos em repertório, e para todos os gostos. É uma delícia trabalhar com o público de uma forma geral, as crianças são incríveis, com um olhar brilhante, sorrisos abertos e totalmente dispostos a brincar. Estou muito feliz de participar desse projeto e de ter a força artística local, valorizada”.

A segunda atração, “O picadeiro brasileiro”, do grupo Abelhito & Sucata, que começa às 14h, reviverá cenas clássicas que contagiaram gerações inteiras. A peça retrata o reencontro de dois palhaços amigos que ao se juntarem fazem um espetáculo de rua. Relembrando os velhos tempos eles acabam fazendo muitas “trapalhadas”. Além de malabarismo, o espetáculo tem história, música e mágicas, estabelecendo uma interação constante com o público presente.

O “1001 Espetáculos” chega a cidade no mês comemorativo ao Dia das Crianças. Os eventos, todos eles com artistas locais, segundo Jéssica, fazem parte de uma programação festiva em homenagem aos baixinhos. “Nós queremos incentivar a produção criativa da cidade e por isso chamamos apenas companhias friburguenses. Outubro é um mês importante para as crianças, devido às comemorações do dia 12. Hoje demos o pontapé inicial às homenagens.”, completou Jessica.

O projeto fica na cidade até o início de novembro e as peças contam com recursos de acessibilidade de audiodescrição e libras. A indicação das atrações é livre.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade