Por Bruno Pirozi
O Programa de Saúde Mental e a Coordenação do CAPS, através da Gerência de Atenção Integral à Saúde, realizarão na próxima quarta-feira, dia 24, o 1º Workshop: Inclusão de Saúde Mental.
O objetivo do evento é fortalecer as ações em saúde mental no município, abordando, assim, as dinâmicas de atendimento nos ambulatórios, na porta de entrada do Hospital Municipal Raul Sertã e no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Para isso é necessário discussões entre vários setores que compõem a rede de atenção ao usuário da saúde mental no município.
O workshop é uma estratégia de interlocução e aprendizado onde a questão da assistência ao usuário se fará perpassar pelos âmbitos da saúde, da assistência social, da Justiça, da educação, do controle social , do esporte, do trabalho e da cultura.
A Coordenação do Programa Saúde Mental entende que qualquer trabalho de prevenção e tratamento em saúde deve incluir no escopo de suas ações o trabalho articulado com os demais serviços e equipamentos do território, o que introduz a necessidade de uma construção permanente da rede de cuidados a ser oferecida a nossa população. Acreditamos ainda que essa construção não se faça exclusivamente através de implementação de serviços e contratação de novos profissionais, visto que engloba também e fundamentalmente o fortalecimento e desenvolvimento do trabalho interdisciplinar e intersetorial da rede de assistência.
“Nenhuma organização é capaz de, isoladamente, realizar todas as ações necessárias para assegurar a saúde e o desenvolvimento das pessoas. Alianças e parcerias são essenciais para a criação das condições de proteção do bem-estar e para a promoção da saúde”, diz Elaine Gomes, coordenadora do programa Saúde Mental.
Mais informações pelo telefone: 2523-1889
Deixe o seu comentário