1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental

segunda-feira, 21 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM/PMNF) A Fundação Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, promoveu na tarde de quarta-feira, 16, no Salão Azul da Prefeitura, reunião preparatória para definir a representação de Nova Friburgo na 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental Serrana, a realizar-se no próximo dia 26, no Hotel Dominguez Plaza (Praça do Suspiro), de 9h às 17h. Em âmbito municipal/regional, estadual e federal, as conferências estão sendo orientadas pelos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades.

Os três eixos temáticos foram apresentados por Sueli Scotelaro Porto, chefe do Departamento de Saúde Coletiva de Nova Friburgo, tendo como tema norteador A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.

O primeiro eixo abordará o Desenvolvimento e sustentabilidade, o crescimento e o desenvolvimento social e econômico e seus impactos na saúde e qualidade de vida; o segundo eixo tratará da Produção, ambiente e saúde no território e o terceiro e último eixo: Democracia, educação, saúde e ambiente.

 

Políticas públicas

 Com a discussão, pretende-se estabelecer princípios para a efetivação de políticas públicas para todo o estado do Rio de Janeiro, no campo da saúde ambiental, através de ações intersetoriais na área pública, em parceria com a sociedade civil organizada, visando à defesa e preservação da saúde e do ambiente, a qualidade de vida e a garantia de territórios sustentáveis.

Foram convidados a participar da Conferência Regional 15 municípios, além de Nova Friburgo. Eles poderão indicar delegados à etapa estadual: Bom Jardim, Cachoeiras, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.

Durante a reunião local esta semana, foram definidas as seguintes representações do município para a Conferência Regional: Poder Público - Leila Demani de Araújo (Divisão de Vigilância de Saúde Ambiental), Fernando Cavalcanti (Secretaria de Meio Ambiente), Neilton Lima (Educação - Colégio Estadual Prof. Jamil El-Jaick); Paulo Roberto de Souza (Adinf/Agenda 21), Silvio Rodriguez da Silva (Sindicato dos Vigilantes), Creildo Pinto de Castro (Associação de Moradores Travessa Bonsucesso) e Ruy Thomaz (Centro Cultural Afrobrasileiro Ysun-Okê).

A Conferência Estadual está agendada para os dias 16, 17 e 18 de outubro, no Rio, enquanto a Conferência Nacional dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro, em Brasília. No site www.cesarj.ning.com há outras informações sobre as primeiras conferências de Saúde Ambiental.

Segundo Suely Porto, chefe do Departamento de Saúde Coletiva, os quadros de representantes ainda estão sujeitos a complemento para delegado, convidado e observador; os interessados devem procurar o próprio Departamento, localizado à Rua Augusto Cardoso, 62, ou entrar em contato pelo telefone 2523-1889.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade