1º Cineamor propõe que paisagens friburguenses inspirem romances na tela

quarta-feira, 06 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Cenário romântico que inspire a produção de filme. Acertou quem pensou em Nova Friburgo como pano de fundo para o 1º Cineamor, um festival de cinema que ocorrerá no período de 5 a 14 de junho de 2010, ocasião em que se comemora o Dia dos Namorados e o Dia de Santo Antônio, famoso santo casamenteiro. Portanto a aposta do evento é seduzir namorados, casais e amantes para um final de semana romântico na serra regado com uma programação de exibição de filmes de amor imperdíveis.

Mas além deste aspecto turístico e de exibição, outro objetivo do 1º Cineamor é fazer com que a região de Nova Friburgo, famosa por sua paisagem, inspire o romance à beira de uma lareira acolhedora e seja palco das produções cinematográficas de curta metragem que farão parte do escopo do concurso.

Roteiros para curtas-metragens

O 1º Cineamor está dividido em dois momentos. O primeiro constitui-se de um concurso de roteiros que está sendo divulgado em âmbito nacional desde outubro passado, cuja temática – o amor – terá que ser desenvolvida pelos participantes tendo obrigatoriamente como pano de fundo a cidade de Nova Friburgo. Para esta fase será composta uma comissão de seleção, um júri especializado que escolherá os três melhores roteiros.

Cada finalista receberá um prêmio no valor de R$ 60 mil reais que deverão ser utilizados para a produção do curta. O proponente do Cineamor firmará um contrato de patrocínio com o produtor responsável pelo filme, que deverá comprovar experiência prévia e se comprometer a produzir o curta para estreia no festival.

Festival de cinema

O segundo momento do 1º Cineamor será a própria realização do festival de cinema. Os três roteiros premiados concorrerão ao prêmio de melhor curta metragem, avaliados por um júri popular e um júri especializado. A mostra não competitiva constará de aproximadamente 30 filmes emblemáticos da cinematografia mundial e serão divididos em segmentos como Amor eterno, Amor bandido, Amor impossível, Amor traído, Amor sabor Brasil, Amor sexy e Amor sincero, dentre outros.

O 1º Cineamor conta com o patrocínio da Energisa e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e apoio institucional da Prefeitura de Nova Friburgo. E assim como o proponente, patrocinador e apoiadores apostam não só na promoção de um gênero cinematográfico que já foi uma das maiores bilheterias do cinema, mas também na oportunidade de promover e divulgar o turismo cultural da cidade, aliado ao seu aspecto romântico.

Os organizadores não têm dúvida de que o Cineamor será uma rica contribuição para a formação de novas plateias e um incentivo a produtores e cinéfilos para voltarem seus olhares para este gênero que sempre encantou as plateias.

Nova Friburgo

A cidade foi escolhida para pano de fundo da produção dos curtas-metragens do 1º Cineamor por ter qualidades ímpares: ser famosa por suas belezas naturais, ser o principal polo de moda íntima do Brasil e possuir um clima propício a um cenário romântico, justificativas, sem dúvida alguma, ideais para locações cinematográficas.

Com a realização do 1º Cineamor em Nova Friburgo, novos empregos serão gerados, já que o contrato de patrocínio prevê a utilização de no mínimo 50% de mão de obra local nos curtas que serão produzidos. O festival aposta ainda no aumento do fluxo turístico e comercial, sem falar no fomento de novos talentos no audiovisual e a promoção da cidade que será divulgada onde quer que os curtas-metragens produzidos sejam posteriormente exibidos.

A ligação do festival com a moda íntima, um dos elementos mais sugestivos para tratar do tema amor, deverá também fomentar o setor que vive originalmente da produção e comercialização dos produtos.

O festival, que beneficiará também a rede hoteleira da cidade, está inserido em um conjunto de propostas e ações à dinamização do polo do Arranjo Produtivo Local (APL) de Entretenimento dos distritos de Lumiar, Mury e São Pedro da Serra, trabalhos que estão sendo coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico através da Assessoria para o Desenvolvimento da Indústria Cultural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade