Nesta quinta-feira é feriado de Tiradentes

sexta-feira, 22 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Muitos de nós comemoramos um feriado somente pelo fato de não termos compromisso com o trabalho, estudos, entre outras obrigações. Ter um tempo para fazer o que quiser é sempre bem-vindo, mas, às vezes o verdadeiro significado do feriado acaba passando despercebido. A próxima quinta-feira, 21, é o dia dedicado a um grande homem, que defendia acima de tudo o Brasil.

Enforcado aos 46 anos, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é considerado um herói. Ele defendia arduamente nossas riquezas, como o ouro e o diamante, muito encontrado em Minas Gerais, além de lutar contra os pesados impostos cobrados pela Coroa Portuguesa nos idos do século 18. Nesta quinta-feira, comemora-se também a Inconfidência Mineira, um movimento conspiratório de caráter autonomista ocorrido no ano de 1789, em Vila Rica, Minas Gerais.

Entre os participantes da Inconfidência Mineira estava Tiradentes. O quarto filho de Domingos da Silva Santos e Maria Antônia da Encarnação Xavier, ficou órfão muito cedo. Com apenas onze anos, Joaquim, o Tiradentes, já havia perdido o pai e a mãe, e as propriedades da família foram por água abaixo por conta de dívidas.

Tiradentes não estudou regularmente e ficou sob a tutela de um padrinho, que era cirurgião. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência a pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e dedicou-se também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista — o que lhe valeu o apelido de Tiradentes.

Por Tiradentes ter sido considerado um mártir, o dia 21 de abril é feriado para lembrar sua morte bárbara. Além de enforcado, ele teve seu corpo esquartejado pelo seu envolvimento com a Inconfidência Mineira (um dos principais movimentos pela independência do Brasil em relação a Portugal).

Vale destacar que no século 18, o Brasil gerava grandes ganhos para Portugal por meio da extração de ouro e diamantes. Quando o governo português achou que os lucros estavam diminuindo, desconfiou que os brasileiros estivessem sonegando os impostos. Foram aumentadas, então, as taxas e tomadas medidas repressivas contra o povo brasileiro.

Revoltado com o abuso da Coroa, um grupo que ficou conhecido como os inconfidentes elaborou um plano contra o governo. Uma das primeiras figuras do movimento foi Tiradentes.

Percebendo que estava sendo vigiado, Tiradentes procurou se esconder numa casa da Rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, no Rio de Janeiro, sendo ali preso. O processo durou três anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes, que foi enforcado em 21 de abril de 1872, no Largo da Lampadosa, no Centro do Rio de Janeiro, atual Praça Tiradentes, em homenagem a ele. Seu corpo foi erguido num poste e a casa em que morava foi arrasada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade