Como elaborar projetos de captação de recursos

quarta-feira, 31 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/Campus Regional da Uerj em Nova Friburgo está com inscrições abertas para os cursos do Projeto de Empreendedorismo, lançado este mês em parceria com o Sebrae e outras instituições de ensino superior da cidade. O primeiro a ser realizado é o de Elaboração de Projetos para a captação de recursos, que poderá começar no dia 5 ou 9 de abril, dependendo da demanda. A carga horária é de 24 horas e o investimento, de R$ 160.

O objetivo do curso é apresentar uma metodologia que possa auxiliar os participantes a elaborar projetos nas mais diferentes áreas – desenvolvimento de produtos e serviços, cultura, educação, esporte, turismo e meio ambiente, assistência social, saúde, entre outras – para obtenção de recursos públicos ou privados. O público-alvo são estudantes universitários, gestores, empreendedores e demais interessados em identificar oportunidades de captação de recursos na legislação e nos editais lançados pelo governo e iniciativa privada.

O curso, vale frisar, será ministrado com a metodologia e por consultores do Sebrae. As inscrições já podem ser feitas diretamente na Origem Incubadora de Empresas Inovadoras. A Uerj fica localizada na Rua Alberto Rangel, s/n, bairro Vila Nova. Mais informações pelo telefone 2528-8300 (ramal 334) ou para o e-mail origem@iprj. uerj.br.

Projeto de empreendedorismo

Difundir o espírito, a educação e a cultura empreendedora, principalmente entre os jovens, abrindo-lhes novas perspectivas de crescimento profissional e pessoal, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Nova Friburgo. Esta é a principal meta do Projeto de Empreendedorismo lançado pelo Sebrae, em parceria com Universidades Candido Mendes (Ucam) e Faculdade Santa Dorotéia (FFSD).

O Projeto de Empreendedorismo envolve os cursos desenvolvidos pelo Sebrae, que conta agora com a representatividade das instituições locais para divulgar e realizar palestras e treinamento de empreendedorismo e gestão empresarial, atendendo a seu público-alvo e à comunidade em geral. O objetivo é criar um ambiente que favoreça a implantação do conceito de empreendedorismo na universidade, facilitando o surgimento de micro e pequenas empresas, a partir de uma mudança da própria perspectiva do universitário em deixar de ser empregado para ser empregador.

O projeto é, na verdade, uma das primeiras iniciativas da Reune (Rede de Instituições de Ensino Superior de Nova Friburgo), que conta ainda com a cooperação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Associação de Empreendedores de Nova Friburgo. A Uerj participa deste movimento através da Origem que, como o Balcão Sebrae, também surgiu para apoiar empresas nascentes, mas oferecendo a elas um ambiente diferente, pensado e estruturado para que elas possam crescer e sobreviver no mercado – além de consultorias e qualificação, também infraestrutura, serviços administrativos e networks.

Além do curso de elaboração de projetos para a captação de recursos, também serão oferecidos na Uerj/Origem outros três cursos. A turma de Técnicas para Negociação terá início no dia 8 ou 10 de maio, num total de 15 horas e um custo de R$ 110, Atendimento ao cliente, previsto para começar no dia 7 ou 12 de junho e Desenvolvimento de Equipes, em 5 ou 7 de julho. Todos terão a mesma carga horária e o valor dos demais, com aulas das 9h às 18h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade