Nova Friburgo participou da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil em Brasília-DF

quarta-feira, 31 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo participou da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil em Brasília-DF
Nova Friburgo participou da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil em Brasília-DF

Na semana passada, de 23 a 25, aconteceu em Brasília-DF a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – Por uma Ação Integral e Contínua. A mesma, presidida pelo Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, e coordenada pela Secretária Nacional de Defesa Civil Ivone Maria Valente, teve por objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil e criar mecanismos para melhor atender a população brasileira afetada por desastres. Nova Friburgo esteve representada pelo Coordenador Municipal da Defesa Civil Tenente-Coronel (BM) Roberto Robadey Costa Junior e pelo Engenheiro da Secretaria do Desenvolvimento Urbano Sustentável Nelson Alvarez de Souza.

Durante três dias estiverem reunidos cerca de mil delegados de todo o país. Entre os objetivos estavam: a realização e análise das ações do Sistema nacional de Defesa Civil (Sindec), previstas no Decreto nº 5.376, de 17 de fevereiro de 2005; a definição das diretrizes para a organização do Sindec e das ações de defesa civil, com ênfase nos princípios da prevenção e assistência humanitárias como políticas de Estado para a garantia do desenvolvimento social.

A 1ª Conferência Nacional foi precedida por etapas municipais e estaduais, entre os meses de novembro de 2009 e março de 2010. A fase nacional teve três eixos centrais que foram debatidos em painéis com os seguintes temas: Desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento; Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária e Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil.

Para Roberto Robadey, a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil foi um momento histórico, uma oportunidade até agora única de discutir, nacionalmente, a Defesa Civil. “Esperamos que aconteçam outras conferências para que possamos estabelecer as políticas públicas para a Defesa Civil no Brasil”, ressaltou Robadey.

Por sua vez, Nelson Alvarez ressaltou a participação dos representantes da sociedade civil nos debates e destacou uma das diretrizes aprovadas, de grande importância para Nova Friburgo: o mapeamento das áreas de risco com o uso das geotecnologias para definição de ações preventivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade