Atenção, universitários de todo o país: mais moderno, funcional, interativo e em 3D, vem aí o Desafio Sebrae 2010, que chega à 11ª edição ainda mais aprimorado, para oferecer aos estudantes a possibilidade de exercer o talento empreendedor, enfrentando a administração virtual de um negócio. As inscrições vão até 15 de abril. Podem ser feitas no site do desafio(www.desafio. sebrae.com.br). Como prêmio, os vencedores ganham uma viagem internacional a um centro empreendedor e notebooks. A expectativa é de que este ano as inscrições superem 135 mil alunos, um aumento de quatro por cento em relação a 2009.
“Mais do que os prêmios, o que está em jogo é um aprendizado que o jovem levará para a vida inteira, seja administrando seu próprio negócio ou de terceiros”, avalia o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Os resultados são sempre de grande valia, inclusive em termos pessoais. O Desafio Sebrae aposta no que há de mais moderno em termos de gestão empresarial: o trabalho em equipe, o compartilhamento do processo decisório, a visão de que o sucesso de um projeto, de um empreendimento, leva em conta o esforço, a adesão, o entusiasmo de muitas pessoas”, explica.
Ainda de acordo com o diretor, o Desafio Sebrae deste ano se dá em um contexto bastante promissor, pois o Brasil se saiu bem de uma crise financeira mundial, com mais confiança no seu futuro. “A certeza de que dificuldades podem ser superadas com determinação, persistência e confiança é o grande diferencial para uma vida profissional e empreendedora de sucesso”, ressalta.
O desafio para os participantes do jogo em 2010 é administrar uma fábrica de instrumentos musicais. As equipes devem ser formadas por no mínimo três e no máximo cinco integrantes universitários. Das cinco fases, as três primeiras são jogadas via internet. A semifinal e final são presenciais e acontecem no final do ano em Recife. O Desafio é uma promoção do Sebrae, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
Uma pesquisa para desvendar o universo destes jovens precedeu a criação da campanha publicitária. O levantamento mostrou que esse grupo quer trabalhar de um jeito próprio, que não gosta de reuniões intermináveis e se preocupa com temas como a sustentabilidade. Com base nessas informações, a campanha terá como tema Faça a Empresa do seu jeito. Faça o Desafio Sebrae.
Desafio Sebrae Internacional
A disputa entre as equipes dos países vencedores da edição passada acontece entre 21 e 26 de março no Desafio Sebrae Internacional. Estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai se enfrentam no Rio de Janeiro.
A edição de 2010 do Desafio Sebrae Internacional terá a participação de El Salvador e Panamá. A expectativa agora é receber 29 mil inscrições, contra 18 mil de 2009, um aumento de 62%.
O Desafio Sebrae em Nova Friburgo
O Sebrae Nova Friburgo, assim como em anos anteriores, buscará, através de visitas às instituições de ensino superior, apresentar o projeto para os alunos. Uma inovação ocorrida em Nova Friburgo no ano passado e que se repetirá este ano será a realização de um jogo demonstrativo para os professores das instituições de Nova Friburgo. O objetivo é aproximar os professores desta atividade desenvolvida pelos alunos, para que os professores sejam também os divulgadores desta iniciativa.
Segundo Fernanda Gripp, gerente do escritório do Sebrae de Nova Friburgo, “o Desafio Sebrae é uma grande oportunidade dos universitários vivenciarem realmente na prática a gestão de uma empresa, sendo uma chance ímpar de aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula. Nova Friburgo, pela segunda vez, será contemplada pelo jogo demonstrativo para os professores, o que contribuirá tanto para divulgação e conhecimento do jogo como para incremento curricular de cada professor. Não percam esta oportunidade, participem!”.
Para mais informações sobre o Desafio Sebrae os universitários poderão acessar o site www.desafio.sebrae. com.br ou procurar Luiz Borges na agência do Sebrae (Rua Fernando Bizzotto 72, Centro).
Deixe o seu comentário