A Feira da Terra – primeira feira de produtos agrícolas, orgânicos, agroecológicos, de artesanato e cultura, será realizada em Lumiar neste sábado, 27, e domingo, 28. Um dos principais objetivos do evento é tornar-se um espaço de reunião dos moradores, visitantes e produtores locais, possibilitando a expressão de manifestações artísticas e a troca de ensinamentos e sabedorias tradicionais e contemporâneas, além de encorajar a produção e consumo de alimentos orgânicos (mais ricos em nutrientes e sem agrotóxicos) e a valorização do artesanato regional.
A parceria entre produtores e consumidores é fundamental para o incentivo do consumo de alimentos saudáveis, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da agricultura familiar, que é a maior responsável pela produção de alimentos no Brasil. O resgate e a valorização dos saberes tradicionais populares, especialmente da população rural, além de promoverem a preservação e a continuidade dessas práticas, elevam a autoestima e reforçam a identidade local.
A Feira da Terra acontecerá inicialmente todos os últimos domingos de cada mês, com a perspectiva de se tornar uma feira semanal de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos, como frutas, legumes, hortaliças e produtos caseiros – pães, geléias, compotas, leite e derivados – e artesanato ecológico de produção local – taboa, bambu, palha de milho, patchwork, cerâmica.
Na Feira da Terra serão promovidas outras atividades, como a tenda da cura, que terá atendimentos terapêuticos, através de práticas tradicionais e contemporâneas – shiatsu, do-in, reflexologia, florais, massagens – a preços populares; sarau da terra – palco aberto para apresentação de músicos, cantores, contadores de histórias, poetas, grupos de teatro, circo, danças; tenda das crianças – espaço para recreação e atividades artísticas com as crianças; alquimia da terra – barraca de alimentação natural ,onde também acontecerão oficinas de suco verde, germinados, ervas medicinais, entre outras, e transmissão de conhecimentos ancestrais sobre alimentação e saúde; cursos, oficinas ecopedagógicas e palestras sobre sistemas orgânicos de produção ecológica (permacultura), alimentação natural, reciclagem; feira de trocas e mostra de filmes e documentários sobre ecologia, artes e meio ambiente, organizada pelo Cineclube Lumiar.
SÁBADO - Na manhã deste sábado, 27, o programa da Feira da Terra prevê tai chi chuan com o professor Ricardo Maravilha; atendimento com terapias holísticas – quick-massagem, shiatsu, do-in, reflexologia, astroterapia e thai ioga a preços populares, na tenda da cura; oficina gratuita de bambu, com o Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura (Tibá) e Instituto Pindorama de Nova Friburgo; contação de histórias com o grupo da Escola de Artes e Educação Granada, de São Pedro da Serra, na tenda das crianças; e oficina gratuita de argila com Ana Mazzei, também na tenda das crianças.
À tarde os frequentadores terão à disposição o sarau da terra, com apresentação do show Caipira da Serra, com o violeiro Rodrigo Garcia, além de palco livre para músicos, contadores de histórias, poetas e outros artistas; oficina gratuita de reciclagem, com Sônia Moura, que vai ensinar as crianças a se divertir ajudando a Mãe Terra. As crianças devem levar objetos de plástico, caixinhas, garrafas PET, tampinhas; danças circulares com Clarice Líbano; e oficina gratuita de artes circenses com o professor Denis Duda.
Os shows tomam conta da noite de sábado. Inicialmente com a apresentação dos Radiclows – Petelouco e Maizena -, com o espetáculo Circo Pega Fogo, terminando com a música do Grupo Mangalan.
DOMINGO - Na manhã de domingo voltam o tai chi chuan, com o professor Ricardo Maravilha; atendimento terapêutico e holístico – quick-massagem, shiatsu, do-in, reflexologia, astroterapia e thai ioga a preços populares; e contação de histórias na tenda das crianças com o grupo de contadores da Escola de Arte e Educação Granada. Ainda pela manhã haverá oficina de teto verde com instrutores do Tibá, e oficina gratuita de argila com Ana Mazzei.
Durante a tarde de domingo haverá apresentação do Teatro de Bonecos da Casa Velha, com a peça Arvorada da Serra; oficina gratuita de ervas medicinais da Mata Atlântica, com Alda Oliveira; mostra de cinema com filmes sobre meio ambiente no Cineclube Lumiar; palestra sobre alimentação natural com Dany Frazão, da Rede Eco-Ser, de São Paulo; e, para encerrar a Feira da Terra, as apresentações do Coral Orgânico de São Pedro da Serra, regido pelo maestro Ricardo Oliveira, e do grupo de artistas de Teresópolis e do Sana, com Encantos e Batuques.
Mais informações sobre a Feira da Terra de Lumiar com Sandra Mara Ortegosa e Tiaya Sengers Godoy, respectivamente pelos telefones 9287-6699 e 2542-6117.
Deixe o seu comentário