O prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de secretários municipais, participou na manhã desta quarta-feira, 24, da inauguração da reforma da Escola Municipal Dante Laginestra, em Riograndina. Uma das 12 unidades da rede municipal de ensino que, segundo a secretária de Educação do município, professora Ledir Porto, foi interditada pela Defesa Civil no início de 2009, por representar riscos aos alunos e funcionários, a escola foi totalmente redimensionada e recebeu melhorias de infraestrutura, passando a contar com um novo telhado, novas salas, reforço na fundação e contenção de encosta.
Cercada pelo verde característico da região, a escola – que passou por dois meses de reforma – devolve à comunidade o estabelecimento de ensino. Antes as aulas chegaram a acontecer, de forma improvisada, nas dependências de uma igreja local. Segundo a diretora, Aclenir Vieira de Aguiar Lisboa, o dia 24 de março “marca o renascimento da educação em Riograndina e a retomada da dignidade de funcionários e alunos de nosso estabelecimento”.
A secretária de Educação, professora Ledir Porto, avaliou a recuperação da escola como um exemplo do compromisso do governo municipal com a qualidade de ensino em Nova Friburgo. Ledir ainda anunciou as inaugurações de duas outras escolas, a Hermenegildo Gripp, em Amparo e a Helena Coutinho, em Olaria, ambas interditadas no começo de 2009.
Os pais das crianças compareceram à inauguração e saudaram a reestruturação da escola. Um deles, senhor Waldir do Santos, pai do menino Bruno, confessou não ter acreditado na recuperação do prédio e se disse encantado com a obra, que fez ressurgir o prédio antes condenado.
O prefeito Heródoto foi recebido pelo coral dos alunos da Dante Laginestra e, em seu discurso, pontuou as qualidades da nova gestão na educação, ressaltando o esforço da equipe da secretaria em devolver a autoestima à população estudantil do município.
“Há duas coisas que me emocionam muito: as crianças e a educação. Conjugar essas duas preciosidades com dignidade e respeito faz parte do meu compromisso neste governo. Esta é a minha missão, no alto dos meus 85 anos: trabalhar por Nova Friburgo e pelo bem comum dos friburguenses”, disse o prefeito.
Outra boa notícia anunciada pela secretária de Educação foi a confirmação da inauguração, em maio, das reformas de uma creche, cujo nome homenageia o ex-vereador Irineu Mineiro, localizada no bairro do Catarcione. Estiveram também presentes ao evento, os secretários de Governo, Braulio Rezende, de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, de Comunicação Social, Girlan Guilland e de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, bem como os vereadores Isaque Demani e Marcelo Verly.
Escola é vida
Nas palavras do jesuíta Padre Antonio Vieira, “para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. Obras como esta que hoje nos acolhe. E não estou falando somente da estrutura física, mas da ação de todos que nela se empenharam e com muita dedicação contribuíram para tornar este sonho possível.
É com o coração transbordando de alegria que, neste momento, falo a vocês e para o coração de cada um de vocês, pois um verdadeiro educador não joga palavras ao vento, mas sopra ao coração de cada educando por meio de exemplos, ações, através da alegria e do prazer em saber que está a cada dia contribuindo para o engrandecimento e a formação de verdadeiros cidadãos.
Para este dia tão especial, escolhi uma palavra que reflete o sentimento que cada um está vivenciando neste momento, qual seja, a alegria.
Alegria de estarmos juntos, alegria de recebermos esta Escola tão linda que oportunizará o desenvolvimento de um trabalho. Trabalho que ficava prejudicado devido à situação inadequada desta instalação anteriormente e que agora se tornará excelente!
No mais, a alegria de ver no rostinho de cada criança aqui presente a esperança, a felicidade e o desejo de estudar em uma escola de qualidade, pois estes sentimentos devem ser vivenciados na sociedade, em casa, assim como na escola. Também a alegria dos funcionários, que muitas vezes, são psicólogos, pais, amigos e que se sentem gratificados quando um aluno diz: tia, eu te amo!
A escola possui ideais e acreditamos em nosso potencial. Vislumbramos inúmeras possibilidades e oportunidades, a concretude do sonho de todos. Agora, mas do que nunca, é preciso pensar em resultados positivos, é preciso vontade, compromisso e competência. Shakespeare já dizia: ”sofremos demais pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos”. Alegremo-nos, então, pelo que somos e pelo que podemos realizar.
A escola precisa da alegria de vocês, professores, funcionários, direção, pais, alunos e comunidade. A aprendizagem precisa disso! Uma escola de qualidade é aquela que, apesar das adversidades, sua equipe desenvolve a capacidade de rir, de inventar, de buscar estratégias para dirimir a tristeza e acima de tudo, impedir que suas crianças se tornem apáticas e desacreditadas na sua capacidade de ser.
O pensamento do respeitável Paulo Freire, que sem dúvida, foi um dos maiores educadores e pensadores, deixou registrado que a escola não deve se dedicar apenas à formação de alunos, mas de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Deve investir na formação da consciência e preparar os alunos para a vida, sempre com alegria e dedicação para um mundo melhor onde a consciência prevalece sobre a ignorância.
Há uma poesia que ele deixou que retrata isso:
Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente!!
Gente que trabalha, que estuda, que alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor, na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois, descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só!
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
“Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil!
Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo”. (Paulo Freire)
(Pronunciamento da professora Aclenir Vieira de Aguiar Lisboa, diretora da unidade de ensino, na cerimônia de entrega das reformas da Escola Municipal Dante Laginestra)
Deixe o seu comentário