O mundo encantado de Dani Ramos

sexta-feira, 26 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra
O mundo encantado de Dani Ramos
O mundo encantado de Dani Ramos

Bruno Pedretti

A artista plástica Daniele Ramos expõe suas obras no Centro de Arte até o dia 1º de abril. Os quadros pintados por Daniele são voltados para o público infantil e focados em contos e lendas africanas, indígenas e portuguesas. Sacis, curupiras e outras lendas famosas do folclore nacional se destacam no trabalho da talentosa Dani.

Natural de Duque de Caxias, a carioca utiliza o nome artístico de Dani Ramos em homenagem ao ex-coordenador, Evandro Canto, que a incentivou e mostrou que tinha talento para entrar no mercado da arte. Esta é a primeira exposição individual de Dani que, além de artista plástica, é arte-educadora formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Toda terça e quinta-feira ela viaja até Nova Friburgo para ministrar aulas de desenho aos alunos da Oficina-Escola de Artes.

Dani prefere lidar com o público infantil e diz que tem mais facilidade de passar para os quadros um pouco de sua infância, que define como extremamente rica culturalmente. A artista mostra ter um coração imenso e comenta sobre alguns trabalhos comunitários que já fez, como no Complexo da Maré, no Rio. Dani vê a arte como forma de transformar a vida das outras pessoas e tenta levar suas obras principalmente a lugares onde a população não tenha acesso a manifestações culturais.

Desde pequena a artista já esbanjava talento. Apaixonada por desenho, Daniele não tinha hora nem lugar para expor suas ideias no papel, qualquer cantinho era propício a traços e pinturas, chegando ao ponto de rabiscar uma receita médica da mãe, história que ela relata com sorriso e alegria, lembrando da bronca que lhe foi dada depois de fazer aquela arte, literalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade